quinta-feira, julho 01, 2010

TERÇA-FEIRA INICIA A PROPAGANDA POLÍTICA
Encerrado o prazo para as convenções partidárias e homologados os nomes dos candidatos às próximas eleições, começa na próxima terça-feira, dia 6, a propaganda política dos partidos. Cartazes, faixas, santinhos, carros de som começarão a circular pelas cidades. Os candidatos, partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa das 8h às 24h. A propaganda gratuita no Rádio e na Televisão só iniciará dia 17 de agosto até 30 de setembro. Sábado, dia 3 - 92 dias antes – segundo a Lei Eleitoral é vedado aos agentes públicos: nomear, contratar, admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios, dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, remover, transferir, ou exonerar servidor público, sob pena da nulidade de pleno direito. Entre as exceções estão à nomeação dos aprovados em concursos públicos homologados até 3 de julho de 2010. Neste mesmo dia 3 de julho, o Governo Federal fica proibido de liberar recursos aos estados e municípios, exceto verba destinada a cumprir obrigação formal pré-existente para execução de obra ou de serviço em andamento e com cronograma prefixado, e os destinados a atender situações de emergência e de calamidade pública.
Estou curioso para saber do resultado da eleição em minha cidade depois de 3 de outubro. Vários candidatos concorrem a Câmara e a Assembléia Legislativa. Não sei se isto é bom. Pois pulveriza muito, e como tem acontecido em outras eleições é provável que poucos se elejam. Na eleição passada alcançaram o Poder Legislativo apenas três candidatos: Iradir Pietróski, (PTB), Ivar Pavan, (PT), e Gilberto Capoani, (PMDB). Nesta eleição estão se lançando para a AL: Luiz Antonio Tirello (PTB), Gilberto Capoani, (PMDB), Luiz Francisco Schmidth, (DEM), Gilmar Sossella, (PDT), Altemir Tortelli, (PT), Evandro Zambonato, (PSDB).
Para a Câmara Federal, deputado Ivar Pavan (PT), ex-presidente da Assembléia Legislativa. O vereador Jaime José Basso, (PT), teve seu nome homologado como candidato a 1º. suplente da candidata ao Senado, Abgail Pereira que forma com Paulo Paim e disputa as duas das três vagas existentes.
Onde a Região fechar com estes candidatos é possível aumentar o número de vagas para a Assembléia Legislativa, mas para isso é preciso que o eleitor não vote em candidatos que não tenham vínculo com o Alto Uruguai.

Nenhum comentário: