domingo, julho 18, 2010

NELSON MANDELA

- A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.


- Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.


- O bravo não é quem não sente medo, mas quem vence esse medo.


- Não há nada como regressar a um lugar que está igual para descobrir o quanto a gente mudou.


- Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria liguagem, você atinge seu coração."


Os pensamentos acima são do primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Madela que completou ontem 92 anos junto à família, enquanto a comunidade internacional prestava sua homenagem no primeiro dia dedicado pelas Nações Unidas à promoção da paz.


A ONU decidiu prestar uma homenagem ao ex-presidente ao dedicar a ele o "Dia Internacional Nelson Mandela", que celebrará a cada 18 de julho sua luta pela paz e liberdade.


A história de Mandela é um exemplo para a humanidade. Preso durante 27 anos pelo regime racista, Mandela foi libertado em 1990 e eleito quatro anos mais tarde como o primeiro presidente negro da África do Sul, ao ser abolido o apartheid.


Faço aqui minha humilde homenagem a Mandela com as mesmas palavras de Ban Kimoon, secretário-geral da ONU que disse: "Seu sacrifício não apenas serviu a seu povo na África do Sul, como também fez com que o mundo fosse melhor para todos, em todos os lugares. No Dia Internacional Nelson Mandela, agradecemos a ele tudo o que fez em nome da liberdade, da justiça e da democracia".


Somos gratos, portanto, a Mandela o grande homem de todas as nações. Que ele continue com sua extraordinária visão, liderança e espírito humanitário. Encerro com o que ele disse quando festejou 89 anos: “Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero”.

Nenhum comentário: