segunda-feira, julho 12, 2010

ESTAÇÃO DE PASSAGEIROS “JAIRO CASTRO”
A estação de passageiros do aeroporto Comandante Kraemer de Erechim denominar-se-á brevemente “Jairo Gama de Castro”. O Projeto de Lei de autoria do ex-deputado Irandir Pietróski teve sua tramitação interrompida, em razão de sua assunção ao cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, e, em conseqüência, foi arquivado.

A pedido do vereador da Câmara Municipal, Cezar Augusto Caldart, o deputado Francisco Appio está reapresentando a proposição, para homenagear um dos primeiros pilotos formados pelo Aéro Clube local, falecido em 3 de outubro de 2006.

Conheci o Jairo e por muitos anos também privei da sua amizade.

Ele tinha a aviação como uma de suas maiores paixões. Foi proprietário de aviões e suas histórias já fazem parte do acervo do Aéro Clube da cidade. O amigo, e também piloto formado na mesma escola de Erechim, Dr. Altair Menegati é quem sabe de muitas histórias protagonizadas pelo “Comandante Casado”, como carinhosamente o denominavam os manicacas mais antigos. Ele era da turma do José Mandelli Filho, Élcio José Felipe Delfino, Faraon, Lonzetti (ex-piloto do Brizolla) residente em P.Alegre, Menegati, Valentini e tantos outros.

Houve uma época que, para passar o tempo, comparecia todos os sábados à tarde ao angar do Aéro Clube só para assistir o treinamento que era ministrado aos futuros pilotos. E nessas tardes, o Jairo, ou estava lustrando o avião de sua propriedade, ou auxiliando eventualmente, o mecânico nos pequenos consertos das aeronaves. Ele sabia tudo de avião.

Profissionalmente, tinha um escritório de contabilidade onde trabalhou até a doença obrigá-lo a parar em decorrência de um câncer.

Foi o primeiro gerente da Companhia Telefônica Municipal, no governo do prefeito Eduardo Pinto; sócio-fundador do Lions Clube Erechim Centro, e chegou a presidir a entidade até março do ano de seu falecimento. Lá, era conhecido por ser o último sócio-fundador que ainda freqüentava a sede. Também foi presidente do Hospital de Caridade de Erechim, onde se destacou pela superação de dificuldades financeiras e pelas obras de reforma do prédio.

Aos 83 anos, Jairo era casado havia 62 anos com Nilce Fagion de Castro, com quem teve quatro filhos: Javer, já falecido, Janice, Jussara e Joice. Deixou também 10 netos e quatro bisnetos.

O projeto de Lei que dá a denominação de Jairo Gama de Castro a Estação de Passageiros do Aéro Clube de Erechim, é um justo tributo ao inesquecível “Comandante Cansado”, que pelo interesse sempre demonstrado ás boas causas da comunidade erechinense, verá eternizado o seu nome no amanhã para exemplo das futuras gerações.

Nenhum comentário: