quinta-feira, agosto 27, 2009

ELOGIO
Fomos elogiados nesta quarta-feira na Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, por ocasião da aprovação do requerimento do deputado Francisco Appio, que conseguiu aprovação unânime para a reinstalação da Sub-Comissão dos Caminhoneiros.
O presidente Dionilso Marcon (PT) disse que o nosso trabalho desenvolvido a 15 anos através do S.O.S. Caminhoneiro é reconhecido pela sociedade, e a reinstalação da Sub-Comissão é uma vitória para a categoria. “Que ela – Sub-Comissão - possa acompanhar, combater o crime organizado, seqüestro, roubo e também investigar os maus tratos dados aos motoristas de caminhão. Ela veio em boa hora” – sublinhou Marcon.
COLORADO ESCAPA DE DERROTA
Em noite inspirada Alecsandro salvou o Internacional no jogo na Vila Belmiro contra o Santos. O placar terminou em 3 x 3.
GOVERNO DÁ RASTEIRA AOS APOSENTADOS
Sem a presença da representação dos aposentados e pensionistas do INSS, (Cobap) Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas, as Centrais Sindicais acertaram com o governo o aumento a partir de 2010. Esse acordo é discutível, e não é reconhecido pelos aposentados, pois o que vale mesmo são os projetos que estão na Câmara do senador Paim que acaba com o fator previdenciário e reajusta os salários de acordo com os mesmos índices oferecidos ao salário mínimo.
Os Aposentados esperam agoira o cumprimento da promessa do presidente da Câmara, Mikchel Tamer de encaminhar para apreciação do plenário emenda que dá a todas as aposentadorias e pensões do INSS aumento equivalente ao do mínimo. O trunfo é a votação aberta e nominal.
- Temos um bordão: sem votação, é sem reeleição – diz o diretor de Finanças da Cobap, Nelson Osório, que classifica o acordo como ilegítimo.
Na segunda-feira, a Cobap havia concordado em adiar o debate em torno do projeto que em cinco anos recuperaria as perdas passadas das aposentadorias. Agora, considera que não há mais acordo.
Relator do projeto de Paim que extingue o fator previdenciário, o deputado Pepe Vargas (PT) deve reunir no seu substitutivo que criava o cálculo 85/95 todas as mudanças definidas com as centrais, inclusive a do reajuste para 2010 e 2011 para os 8,2 milhões de aposentados que ganham acima do piso nacional.
A Cobap já avisou, o ano que vem tem eleições.
PALOCCI NO STF
Está marcado para esta quinta-feira (27), a partir das 14h, o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) do inquérito em que o ex-ministro da Fazenda e atual deputado federal Antonio Palocci (PT-SP) responde por quebra de sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Sdantos Costa.
Segundo informações do STF, 20 das 21 acusações contra Palocci que tramitavam na Corte já foram arquivadas, sendo a maioria por falta de provas. Ele sempre negou envolvimento com as irregularidades pelas quais era investigado em processos do Supremo. Se for absolvido, Palocci pode ser candidato do PT ao governo de São Paulo, que aliás, é o seu maior desejo. É preciso saber se o presidente Lula vai desistir antes da preferência por Ciro Gomes (PSB-CE). Só nove ministros participarão do julgamento: Carlos Alberto Menezes Direito e Joaquim Barbosa que cumprem licença médica e devem retornar aos trabalhos somente em setembro. Nos bastidores do STF, porém, não se descarta a possibilidade de um novo adiamento da análise caso algum dos nove ministros não compareça à sessão de quinta.
DEPUTADA REPONDE PROCESSO POR IMPROBIDADE, MAS PRESIDE CPI
O jornalista Políbio Braga em sua página na Internet divulgou notícia comentada sobre a presidente da CPI da Corrupção, deputada Stela Farias. Políbio mostra, inclusive foto do volumoso processo que responde na Justiça de Alvorada, município do qual foi prefeita. É bom saber quem é quem desta CPI. A notícia está assim redigida:
“A presidente da CPI do PT, instalada nesta quarta-feira à tarde na Assembléia do RS, a deputada Stela Farias, do PT, vai investigar improbidade administrativa no governo do RS, mas ela mesma responde a um cabuloso processo por improbidade administrativa que lhe move o Ministério Público Estadual. É o caso das 1.900 páginas do processo 003/1.06.0005652-6 (foto), a que responde por investir de modo temerário o dinheiro do funcionalismo de Alvorada, durante seu mandato de prefeita. O Ministério Público e a prefeitura querem que ela devolva o dinheiro que sumiu. A deputada botou R$ 3 milhões de dinheiro dos servidores num banco sabidamente bichado, o Banco Santos. O Banco Santos costumava pagar generosas "comissões" aos seus aplicadores, já que só "desavisados" emprestavam-lhe dinheiro (todo mundo sabia que ele ia quebrar). O processo está em curso no Fórum de Alvorada. O editor tem cópia.. Stela e não Yeda corre risco de parar na cadeia por causa de processos volumosos.
Aliás, a deputada que poderá ser a presidente da CPI do PT, não responde apenas ao processo do Banco Santos, mas a pelo menos meia dúzia de outras ações. Em alguns casos, como se pode ler a seguir, ela deve urgentemente colocar em dia os valores que deve por condenações recebidas.
- Qualquer juiz (no caso, Stella funciona como juiza) se consideraria impedido, porque não tem como investigar e julgar denúncias de improbidade administrativa, quando ela mesma está sendo processada por improbidade administrativa. No caso, se a deputada não se julgar impedida, qualquer deputado poderá alegar suspeição. Aliás, este tipo de incongruência e falta de compostura moral e ética só acontece no RS”.
Que coisa, heim???????
A CARTA QUE JÁ ERA AGUARDADA
Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, enviou carta a governadora Yeda Crusius respondendo o que já era previsível, ou seja, não aceita a denúncia unilateral dos contratos com as concessionárias de rodovias no Rio Grande do Sul, concedidas em 1996 ao governo estadual. Portanto, a questão volta para o colo da governadora. Na carta, o ministro afirma que não há razões que ligitimam a denúncia dos contratos. Em outras palavras, primeiro o Estado terá que se entender com as empresas.

Nenhum comentário: