quinta-feira, agosto 20, 2009

20 DE AGOSTO – DIA DO MAÇON

Hoje, 20 de agosto, é dia do Maçon. Em todo o mundo a comemoração é festejada. Nas Lojas Maçônicas são realizadas sessões especiais com a presença de convidados especiais e autoridades.

Em Porto Alegre, onde se concentra o maior número de Lojas e Maçons, a importância dessa figura na vida social e comunitária será festivamente exaltada.

Um monumento em reconhecimento aos maçons republicanos e imperiais da Epopéia Farroupilha (monumento à paz) construído na esquina da Av. Ipiranga com a Av. Azenha, será inaugurado nesta quinta-feira. O monumento está localizado exatamente onde ocorreram os primeiros combates da Revolução Farroupilha.

Consta de duas colunas estilo dórico com aproximadamente dois metros de altura em cima de uma base com três degraus, tendo ao centro uma pedra bruta, além de figuras simbólicas dos instrumentos de trabalho dos maçons: o martelo, a régua, o compasso e a colher de pedreiro.

Como na Maçonaria os símbolos tem importância capital no estudo da Sagrada Arte Real, a coluna dórica que ergue-se para o alto suportando um peso desmedido, confirma essa função arquitetônica, para cuja realização, todavia, colaboram alguns recursos sutis, como: o adelgaçamento do fuste (a gradual redução do seu diâmetro, de maneira que, no topo, ela tenha um quarto do diâmetro da parte inferior); o canelado, que divide o corpo da coluna em sulcos e o capital, concretizando a transição da força ascensional do fuste para o peso do entablamento. Sua construção, de formas simples, mas com aspecto de robustez, de força, permitiu que fosse associada, no Templo Maçônico, à Coluna da Força.

Refletindo um pouco mais sobre a importante data, de 20 de agosto, nunca é demais lembrar também a responsabilidade que pesa sobre o Maçon nos dias de hoje.

Como integrantes de uma Instituição que prega a moral e os bons costumes, os maçons hoje, mais do que nunca, devem propugnar com maior insistência a prática da ética, da cidadania e combate à corrupção. Os brasileiros não suportam mais o comportamento de certos políticos que, apesar de receberem a repulsa da maioria da sociedade, continuam nos seus altos cargos de mando.
O País está chocado com os últimos acontecimentos que denigrem o Senado da República. A falta de austeridade e as desigualdades gritantes em razão do desleixo na condução da coisa pública, chegou ao limite.

O Brasil precisa do empenho de cada Loja e de cada Maçon nesta hora para que os compromissos dos atuais políticos que dirigem a Nação, voltem a respeitar a ética, a prática da cidadania e da honradez.

Nenhum comentário: