segunda-feira, agosto 17, 2009

COZINHA, BENDITA COZINHA

Tenho um colega que como eu gosta de se enfiar na cozinha e mexer nas panelas nos fins de semana, ou seja, cozinhar, fazer doces, inventar, criar algo de novo para degustar depois.
Não sei fazer muitos pratos, mas uma massa com molho à italiana, arroz com galinha, carreteiro de sobra de churrasco, bife com molho branco, feijoada, são pratos que sem falsa modéstia, sou mestre.
Você pode estar pensando: - mas isso qualquer um faz!
- Concordo! O problema é acertar o tempero. Essa é a diferença.
Esse meu colega pra me provocar trouxe para o nosso café da manhã broas, usando coalhada etc. Ficou um pouco borrachuda, mas deu para degustar.
Na semana seguinte fiz umas rapadurinhas de amendoim usando uma receita do Edú Guedes, um dos mais afamados maitres da cozinha internacional e brasileira e que aprendi em um de seus programas de televisão.
Ficaram perfeitas e de uma delícia incomensurável! Tanto que tive que reproduzir a dose e distribuir para todos os demais integrantes do meu ambiente de trabalho, um verdadeiro sucesso.
A receita é simples de fazer, não leva muito tempo e serve para agradar quando recebemos visitas à nossa casa.
Como sei que você está curioso para saber a receita aqui vai:
500 gramas de amendoim sem casca e torrado;
1 lata de leite condensado;
2 colheres de açúcar – de preferência refinado;
150 gramas de bolachas maizena.
Modo de fazer: Triture o amendoim, deixando-o bem moído. Proceda da mesma forma com as bolachas maizena. Misture o amendoim e as bolachas, o açúcar e o leite condensado até que fique uma massa espessa. Espiche-a em uma forma até a espessura de, mais ou menos, um centímetro e leve ao refrigerador permanecendo por umas três horas. Depois é só cortar em quadradinhos e...comer. É uma coisa de louco!
Já que hoje tirei o dia para falar em coisas boas, e comer é uma delas, vou dar mais uma dica. Esta é para as leitoras.
De repente chega inesperadamente para almoçar, ou jantar, alguém da nossa intimidade, e não lembramos da sobremesa. Não se aflija. Faça o seguinte:
Use o pacote de goiabada que você tem na dispensa (500gms) e três latinhas de creme de leite, sem o soro. Corte em pedaços a goiabada, coloque tudo no liquidificador e deixe bater por alguns minutos até que os ingredientes se transformem em um creme. Coloque num recipiente e leve ao refrigerador. Ele se transforma num verdadeiro mousse de goiaba. Faça e depois me manda dizer sua impressão.
Se há um local onde se faz a melhor terapia, é na cozinha. As horas passam rápidas e os problemas não nos atacam.
E nós, homens, que passamos a semana sobrecarregada de trabalho, nessa agitação maluca do cotidiano nada melhor do que mexer com as panelas. As mulheres até gostam, porque só assim elas ficam de folga e as nossas aflições, transtornos e perturbações desaparecem.
Viva a cozinha e os cozinheiros!

Nenhum comentário: