quarta-feira, setembro 01, 2010

PASSEIO DO DINHEIRO
Acho que a Restituição do Imposto de Renda tem que acabar, assim como, deveria terminar, também, a cobrança do IR sobre salário. É um bom tema para debate.
Todos os anos, após feita a declaração de rendimentos, pessoa física, após realizados os cálculos há um encontro de contas, e na maior das vezes o contribuinte fica com crédito porque pagou a mais do que devia. Algo deve estar fora de foco, ou as alíquotas estão altas, ou o modelo adotado faz com que o dinheiro passeie até os cofres do governo para mais tarde retornar ao contribuinte.
O mais coerente seria pagar uma alíquota mais baixa e que não houvesse restituição. Evitaria essa enorme burocracia e custo do passeio do dinheiro, pois no caso da restituição ela sempre é feita com juro e correção monetária.
Agora mesmo, a Receita anuncia que 5,1 milhões de contribuintes estão recebendo de volta R$ 4,9 bilhões que foram arrecadados a mais dos contribuintes. E a Malha Fina? É outro transtorno. A grande maioria dos que tem imposto a ser restituído negociam com o Banco onde ocorrerá a restituição da sua antecipação. Aí o contribuinte por uma ou outra razão, cai na Malha Fina, e começa o transtorno.
Das duas uma, ou você agenda pela Internet para solucionar a dúvida (e não é tão fácil como parece) ou aguarda até cinco anos para a Receita notificar. Basta ver nas salas de espera de atendimento da Receita, que procurou agilizar o atendimento com a marcação de auto-intimação pela internet, mas que saturaram o atendimento. A maioria dos contribuintes é composta de pessoas assalariadas, algumas aposentadas e pensionistas do INSS.
A Receita aprimorou o serviço, mas o fato de estar devolvendo dinheiro pago a mais, prova que o modelo não fecha. E tem mais, por que não se pode descontar o valor do aluguel? Dos remédios... E por que o que se paga em educação só pode descontar uma parte?
Tudo isso seria matéria para os deputados discutirem e encontrarem caminhos menos tortuosos para o contribuinte.
Uma coisa não entendo, por que tem que se pagar para depois receber de volta?
Alô, candidatos a deputado federal. Não seria uma boa proposta (mas levada a sério) esta de acabar com a devolução do IR e também com o desconto de quem ganha salário?
Pensem nisso, enquanto eu lhes digo até amanhã.

Nenhum comentário: