quinta-feira, setembro 09, 2010

PASTOR MENTECAPTO
Um pastor aloprado, de uma Igreja cristã da Flórida, chamada Centro para alcançar um mundo de paz (Dove World Outreach Center, em inglês), anunciou ao mundo inteiro que quer queimar o Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos sábado, dia que relembra o atentado de 11 de setembro de 2001 em Nova York, quando veio a baixo as torres do World Trade Center.
A atitude do pastor Terry Jones preocupa a Casa Branca, o FBI e o comandante das forças norte-americanas no Afeganistão. Falando à imprensa, o general David Petraeus alertou que “isso pode colocar em perigo tanto as nossas tropas quanto nosso esforço global no país”. Petraeus lembrou ainda que “estamos engajados com a comunidade muçulmana no mundo todo”.
Nem mesmo com tal preocupação o pastor evangélico disse que “leva a sério” as palavras do general, mas não se mostrou disposto a mudar de idéia
O ato de protesto será em frente ao templo liderado por Jones, em Gainsville, a mais de 500km ao norte de Miami.
Ele prometeu queimar 200 exemplares do Alcorão. Até o Vaticano condena a atitude do pastgor advertindo: queimar o Alcorão seria uma grave ofensa a religião muçulmana. Em todo o mundo há reações contrárias a esse maníaco fanático religioso que quer causar uma crise mundial por causa de religião.
Na Indonésia, o país com a maior população muçulmana do mundo, a minoria cristã está apreensiva. Uma entidade que reúne 20 mil igrejas protestantes enviou carta ao presidente americano, Barack Obama, pedindo-lhe para a intervir e evitar a provocação.
Ontem um porta-voz da prefeitura de Gainsville disse que os membros da igreja violarão o código que proíbe fogo ao ar livre. A punição prevista para isso é uma multa de US$ 250. O porta-voz da cidade afirmou, porém, que não está fora de questão prender os manifestantes.
O evento planejado pelo pastor Jones está provocando condenação mundial e gerando protestos no Afeganistão e na Indonésia, o país muçulmano mais populoso do mundo.
Sempre admirei a democracia americana e a liberdade de expressão exercida naquele país, mas o pastor ultrapassou as medidas e ás autoridades americanos deveriam, neste caso, proibir a sua manifestação.
Quem faz uma provocação dessa ordem, só pode estar sofrendo das faculdades mentais. O caso dele é de urgente internação em um instituto de psiquiatria veterinária.

Nenhum comentário: