quinta-feira, setembro 02, 2010

E OS VÂNDALOS CONTINUAM
Vândalos, assaltantes, pichadores, traficantes, ladrões, vadios, baderneiros, bagaceiras, mal-educados, grosseiros; esta é a gentalha com quem convivemos todos os dias, desde quando saímos de casa para o trabalho.
É difícil o dia que a gente não topa com um especial desses. E o pior é que não se vislumbra nenhuma transformação futura da nossa sociedade que, paulatinamente, à medida que cresce surgem cada vez mais os indivíduos vândalos, ladrões, assaltantes, traficantes, baderneiros etc.
Nesta segunda-feira o painel do Memorial da Epopéia Rio-Grandense, no centro de Porto Alegre, amanheceu pichado. A obra, que traz imagens de heróis da Revolução Farroupilha, está localizado na estação Mercado do Trensurb. A empresa acredita que as inscrições tenham sido feitas durante a madrugada. É a primeira vez que o monumento é pichado desde a inauguração, em 2007. A Brigada Militar e a guarda municipal informaram que rondas são feitas durante a noite no local, mas que não há como fiscalizar todos os monumentos públicos da Capital.
Só existe um corretivo para quem age desta forma. Ao ser descoberto, fazê-lo pagar todo o prejuízo causado, além do que, ele próprio, ás vistas da população, obrigado a proceder a limpeza.
Para os grosseiros, mal-educados, vadios e baderneiros 30 dias de trabalhos em parques e jardins municipais (capina e limpeza). Eu queria ver se alguém sabendo do que poderia lhe acontecer, arriscar-se-ia cometer uma destas transgressões.
As nossas leis são muito frouxas! Muito frouxas!!!
Não é novidade que no Brasil a impunidade é uma questão muito debatida, porém nunca resolvida. Muitos fazem crítica a erros inaceitáveis do poder público, mas parece que estamos longe de alcançarmos o direito de vermos punidos aqueles que assolam a sociedade.
A Human Rights Watch, uma organização de defesa dos direitos humanos, criticou duramente os atos impunes na justiça brasileira. Segundo a ONG, os abusos aos direitos humanos no Brasil são significativos, pois no país há muita impunidade e há ainda a falta de acesso à Justiça. Afirmou ainda que os policiais são muito corruptos e que as condições das prisões brasileiras são muito ruins.
O caso é que a Justiça brasileira é cega até demais, cega e surda! Parece que ninguém é punido. As prisões vivem lotadas e quem comanda dentro das cadeias são os bandidos.
Isso é resultado de uma política aberta a atos viciosos que contemplam a fidalguia e aflige aos pobres. Todavia o problema vai além disso, porque concerne a corrupção e a ameaça aos homens dotados da lei, concerne vícios e interesses econômicos (entendendo-lhe como uma associação direta entre dinheiro e corrupção).
A maioridade deveria, em força da lei, se alinhar à idade em que o indivíduo é considerado cidadão, 16 anos, para que houvesse menos atos impunes.
Enfim, há diversas medidas que podem ser tomadas; porém o problema é muito maior do que imaginamos, uma vez que o Supremo Tribunal Federal olvida estas conversações e dialogam entre si (os membros do STF) como se tivessem os mais altos títulos nobiliárquicos e, assim sendo, decidem sozinhos o que é certo e errado se tratando da inconsistente justiça brasileira.
Vejam só. Somente ontem, passados anos, a Justiça condena o primeiro indivíduo envolvido no mensalão, fato acontecido em 2005/2006, o advogado Rogério Tolentino, da empresa SMP&B Comunicação, do publicitário Marcos Valério.
Como acreditar que tudo está bem e que tudo será apurado?

Nenhum comentário: