segunda-feira, setembro 20, 2010

FARRAPOS
Que maravilha! Nunca se cantou e exaltou o 20 de setembro como este ano em todo o Rio Grande do Sul. Foi a Semana Farroupilha mais festejada que vi no meu Estado. Impressionante o garbo e o orgulho de todos quantos participaram dos desfiles temáticos em Porto Alegre.
Foi tudo muito bem organizado.
Chamou-me a atenção este ano, a participação da Maçonaria no Acampamento Farroupilha e no desfile. A milenar instituição teve significativa participação na Revolução Farroupilha como, aliás, na Independência do Brasil. Entre seus maiores líderes, destacam-se Bento Gonçalves da Silva, Giuseppe Garibaldi, Onofre Pires, Lucas de Oliveira, Vicente da Fontoura, David Canabarro e tantos outros.
Ainda ecoa pelas coxilhas do Rio Grande as palavras do general Neto ao proclamar a República de Piratini diante de sua tropa:
“Camaradas! Nós que compomos a Primeira Brigada do Exército Liberal devemos ser os primeiros a proclamar , como proclamas, a independência desta província, a qual fica desligada das demais do Império e forma um Estado livre e independente, com o título de República Rio-Grandense e cujo manifesto às nações civilizadas se fará oportunamente. Camaradas! Gritemos pela primeira vez: Viva a República Rio-Grandense! Vivas a Independência! Viva o Exército Republicano Rio-Grandense!”
Uma curiosidade. O hino da República Rio-Grandense foi composto por um mulato mineiro. Joaquim José de Mendanha dirigia a banda de música imperial de Rio Pardo.
A música criada por Medanha é o atual hino do Estado.
A República Rio-Grandense foi proclamada pelo general farrapo Antônio de Souza Neto, em setembro de 1835. Mas antes disso, na noite de 18 de setembro, houve uma reunião histórica na Loja Maçônica Philantropia e Liberdade, da qual Bento Gonçalves da Silva era Venerável Mestre. Ficava na Rua das Igrejas, n° 67, atual Rua Duque de Caxias no trecho que começa no Solar dos Câmara, em Porto Alegre.
Estavam presentes nessa reunião José Mariano de Matos, Gomes Jardim, Vicente da Fontoura, Pedro Boticário, Paulino da Fontoura, Antônio de Souza Neto e Domingos José de Almeida.
Por tudo que fizeram nossos farroupilhas o Rio Grande se orgulha e agradece.
Viva o nosso Estado!

Nenhum comentário: