sábado, setembro 11, 2010

CONTAGEM REGRESSIVA
Já entramos propriamente na contagem regressiva para as eleições de 3 de outubro para presidente, senador, deputados federais e estaduais e governadores de estados.
Na minha Erechim concorrem 10 candidatos e mais uma centena de pescadores de votos que se não houver cuidado por parte do eleitor, elegem-se os de fora e não se elegem os que concorrem pela região do Alto Uruguai.
Eu me lembro de um slogam que foi usado na campanha de Elói Zanela para deputado estadual que dizia, eleitor da região vota em candidato da região. E ele acabou sendo eleito. Pois se a região deseja ter mais de um candidato eleito deve fechar com um ou dois nomes locais para ter repreentação própria, de preferência um estadual e outro federal. Do contrário, a região terá que andar de pires na mão para reivindicar recursos e benefícoios.
Tem candidato que não pregou um prego em Erchim e está garimpando votos com promessas de, se eleito, vai se transformar num embaixador dos interesses da região em Brasília ou Porto Alegre. E o pior é que tem eleitor que credita e acaba votando.
É por isso que sou a favor do voto distrital. Tem um deputado na Assembléia Legislativa que desde que foi eleito pela primeira vez, sempre se intitulou deputado distrital, e a região dele sempre o tem prestigiado, tanto que, concorre na próxima eleição pela sexta vez consecutiva. E vai se reeleger.
Ele sempre concentrou sua atividade nos municípios que o elegeram. Uma região como a do Alto Uruguai que agrega cerca de 40 municípios cuja força eleitoral é de cerca de 200 mil eleitores, elegeria tranquilamente três deputados. Aliás, no passado a região já contou com três parlamentares estaduais, Celso Testa (PMDB) e Affonso dos Santos Tacques e Firmino Girardello pelo antigo PDS. Isto sem contar com as eleições de José Mandelli Filho (MDB), Arno Magarinos (PFL) e Waldomiro Fioravante (PT). E nessa legislatura, Ivar Pavan (PT).
Ainda há tempo do eleitorado regional refletir, pois todos os 10 candidatos que concorrerm a Assembléia Legislativa e Câmara Federal tem bons precedentes políticos que os tornam capazes de exercer a atividade se eleito forem. Basta que a região feche com todos eles e escolha os melhores.

Nenhum comentário: