terça-feira, setembro 28, 2010

ABRE-SE A FEIRA DO LIVRO EM ERECHIM

Com uma programação que iniciou nesta terça-feira,28, ás 19h teve início a XII Feira do Livro, I Mostra Cultural e I Mostra de Turismo de Erechim.
A Feira está montada na Praça da Bandeira, em frete a Prefeitura e Castelinho, prédio símbolo do Município. Durante quatro dias a população local e regional terá a oportunidade de conviver com aqueles que fazem a cultura da nossa terra.
Este ano foi escolhido para patrono o professor Ernesto Cassol, uma das figuras mais representativas da nossa cultura contemporânea, graduado em História, Filosofia e mestre em História do Brasil pela Univesidade Federal do Paraná. Há vários anos, logo que chegou a Erechim, é professor Pesquisador da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus de Erechim.
Conheço e admiro o professor Cassol, desde quando aportou a nossa cidade há não sei quantos anos. Dá gosto conversar com ele, e tem uma qualidade rara nas pessoas cultas; a humildade.
A abertura foi uma festa. Até Banda de Música tinha. O homenageado da Feira é o jornalista e escritor David Coimbra, da RBS.
Durante os quatro dias do evento serão realizadas várias atividades, desde teatro, Oficinas Lúdicas, apresentações musicais, contos de histórias gaúchas, palestras, apresentação de danças etc.
Estive na cidade na segunda e terça-feiras, mas infelizmente não consegui ficar para a grande noite. Mesmo assim, encontrei-me com o Consultor em Projetos e Sistemas de Saúde Pública e Privada, jornalista e escritor Marco Antonio Geib que me obsequiou com sua recente obra “Erechim Fatos e Peculiaridades do Cotidiano”, lançada na Feira do Livro. Marco selecionou quarenta e sete crônicas publicadas no Clicerechim - ao longo do último ano.
“Erechim, Fatos e Peculiaridades do Cotidiano” retrata fatos, críticas que mechem com a opinião pública.
Gostei da mensagem final onde o autor escreve: “Pela singularidade de sua gente e pelas belezas de seu cenário, Erechim é uma das mais belas cidades do interior do Rio Grande do Sul. É uma cidade que possui uma cultura história vivenciada na miscigenação das etnias que deram origem à formação da cidade. Tem um povo hospitaleiro, enormes potencialidades econômicas, culturais e turísticas. Uma cidade com muitas atrações e com qualidade de vida. Esbanja desenvolvimento em todas as áreas, seja na crfiação artística, na produção acadêmica, na dança, na literatura, no teatro em principalmente, nos setores produtivos da economia”.
Com a devida vênia do autor eu acrescentaria: Erechim tem tudo isto e muito mais.



Nenhum comentário: