segunda-feira, junho 01, 2009

UMA INDÚSTRIA QUE ORGULHA ERECHIM

Uma indústria com sede em Erechim que nasceu pequena em 1956 e hoje figura entre as maiores do Brasil, é Balas Peccin, fabricante de doces, balas, drops, pirulitos e chicletes. Acompanhei parte de sua evolução quando residia na cidade. É uma indústria familiar que, se não estou enganado, já está na segunda geração. Meu relacionamento era mais com o Orélio e dona Terezinha (ex-vereadora), que com seus irmãos e filhos construíram uma empresa que hoje nobilita o parque industrial do município.
Recentemente Balas Peccin concluiu o projeto Oracle E-Business Suíte, realizado pela Innovative que envolveu um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão. O ESB é um software de gestão que reduz o tempo de atendimento da empresa em 20%, rupturas de estoque, auxilia na adoção de estratégias de custeio integrado, gera ganho de estabilidade do ambiente e reduz paradas a intervenções.
Com isso, a Peccin, hoje, passa a igualar-se a empresas como Ferramentas Gerais, Lojas Renner, Eleva e Porto Bello. O sistema funciona através de um software, fabricado por uma das maiores empresas do mundo a Innovative.
O modernismo introduzido pela Indústria de Balas Peccin que produz hoje 4,5 toneladas de produtos mês e exporta para cerca de 70 países, pode incrementar ainda mais sua linha de produção em 50% nos próximos cinco anos. E isto é um sucesso!
Gilberto Peccin, jovem diretor e cérebro da empresa, explica que com a implementação do ESB, que resultou na construção do Sistema de Informações Gerais (SIG), portal criado a partir das informações geradas pela suíte da Oracle ESB em tempo real, também houve ganhos nos setores financeiro e contábil, sem contar com a automatização de grande parte da indústria, reduzindo os lançamentos manuais, o que permite um controle de clientes de exportação de forma mais seletiva. Também permite controlar a variação cambial direto no ESB.
Atualmente, a fábrica da Peccin ocupa uma área de 12 mil metros quadrados e se localiza próximo ao trevo que liga a BR-153.
Um dos grandes mercados externos são os Emirados Árabes Unidos, Omã, Catar, Arábia Saudita e Palestina.
Atualmente os maiores clientes internacionais da Peccin são África do Sul, Estados Unidos e América Latina. O Oriente Médio vem em quarto lugar, com 15% das compras. A África do Sul é maior consumidor individual, com 40%.
A escalada da empresa no mercado internacional começou no início dos anos 90, com a participação em feiras fora do país. O crescimento vem sendo alimentado da mesma maneira. A Peccin participa de pelo menos quatro feiras fora do Brasil ao ano, na Alemanha, França, Estados Unidos e México.
Faço o registro porque está provado mais uma vez quem trabalha colhe os frutos do suor do seu sacrifício. Parabéns á Balas Peccin.

Nenhum comentário: