quinta-feira, junho 04, 2009

A POPULARIDADE DE LULA

O eleitorado brasileiro tem mesmo é que votar na reeleição do presidente. A última pesquisa realizada pela CNT/Census divulgada pela mídia nesta terça-feira indica que a preferência do eleitor brasileiro pelo presidente Lula aumentou de 76,2% PARA 81,5%. O seu governo também passou pelo crivo da pesquisa, passando de 62,4% para 69,8%.
Para que Lula possa concorrer a um terceiro mandato há necessidade de se mudar a Constituição e ai é só o Congresso Nacional que pode fazer isto. O deputado nordestino Jackson Barreto do (PMDB-SE) apresentou um projeto na semana passada propondo essa mudança, mas perdeu algumas das 183 assinaturas e não prosperou. Foram 17 deputados que na última hora "roeram a corda", retiraram seu apoio e a proposta foi para o espaço. Para o projeto ir adiante são necessárias 171 assinaturas.
Nem Serra, nem Dilma, nem Aécio, nem Ciro Gomes venceriam Lula. Somando o resultado dos quatro nomes não alcançam Lula. Portanto, se o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva quiser ser presidente, basta que se mude a Constituição. Desde Getúlio Vargas nunca mais houve um fenômeno idêntico.
Se Getúlio era considerado um presidente populista, com mais razão ainda pode dizer-se que Lula, neste aspecto, é clone Vargas. Pois, também é populista. Ele usa a mesma forma de governar, ou seja, utiliza vários recursos para obter apoio popular. Por exemplo, usa a linguagem simples, do povo, usa e abusa da propaganda pessoal, afirma não ser igual aos outros políticos, toma medidas ás vezes autoritárias, diz que é capaz de resolver todos os problemas e possui um comportamento bem carismático. É muito comum encontrarmos governos populistas em países com grandes diferenças sociais e presença de pobreza e miséria. O Brasil é um desses países. Lula não criou a Bolsa Família, Fome Zero etc.?
Se nem os escândalos ocorridos desde o mensalão não conseguiram manchar com a tinta da indecência o seu governo, não vejo nada à frente que possa desmistificar a sua popularidade ante o povo brasileiro, especialmente nos eleitores.
Apesar do presidente ter declarado que "não haverá terceiro mandato, não brinco com democracia", se for pressionado pela grande maioria da população, como apontam ás pesquisas, só tem que aceitar.
E para concluir outra pesquisa divulgada ontem e promovida pelo Datafolha, assinala que o governo de Yeda Crusius no Rio Grande do Sul, é considerada ruim ou péssima por 51% dos gaúchos. É o maior já registrado a um governador pelas pesquisas de opinião. Outro dado apontado foi com relação a corrupção. Entre os entrevistados, 57% disseram acreditar em corrupção no governo estadual — desse total, 70% defendem o impeachment de Yeda. Ainda dentro desse grupo, 88% são favoráveis à criação de uma CPI para apurar o envolvimento da governadora. Outros 55% apontam que a tucana tem muita responsabilidade no caso.
Os dados foram publicados nesta quarta-feira pelo jornal Folha de S.Paulo. Os entrevistados foram ouvidos pelo Datafolha entre 26 e 28 de maio. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A nota média da administração estadual caiu de 4,3 em março para 4 em maio. Chiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!

Nenhum comentário: