segunda-feira, junho 08, 2009

OS ETERNOS PROBLEMAS NO DETRAN-RS
Os problemas enfrentados por motoristas que precisam renovar suas carteiras de habilitação continuam e o Detran parece não estar nem ai. Aliás, o Detran está como a situação dos presídios no Rio Grande do Sul, vai de mal a pior. Principalmente no atendimento ao público. Se você enfrenta dificuldades, não há como discutir com um funcionário, a não ser pelo telefone 0800 que não resolve bulufas. Será que o governo do Estado, através da sua ouvidoria, não enxerga a falta de competência da direção do Detran, que há meses não consegue desatar esse nó de má gestão?
Vejam o caso de um cidadão que era motorista de caminhão e foi vitima de acidente. É ele que conta sua história : "Apesar do laudo médico emitido pelo Detran em 10 de março de 2009 considerar-me apto a dirigir com restrições, a carteira que deveria ter sido emitida em cinco dias, há mais de dois meses ainda não foi liberada. Paguei uma taxa no banco no valor de R$ 34,00 e me disseram que em cinco dias úteis viria minha habilitação. Fazem 76 dias que estou aguardando e a mesma ainda não veio.
Para poder dirigir novamente, o carro precisou ser adaptado, com câmbio automático e acelerador do lado esquerdo.
Eu estava levando meu filho na escola, uma adolescente especial de 18 anos, e fui multado pela BM em R$ 564,00 por não estar com habilitação. O Detran não me mandou ainda a CNH, e já passou o prazo. Eu não tenho quem leve meu filho na escola, o trajeto é perigoso, ele já foi até assaltado no trajeto. Fui ao Procon e me disseram que não poderiam entrar contra o Detran porque é órgão público; fui encaminhado para o Fórum Central e lá também me falaram que não podem entrar contra órgão público; fui na Defensoria Pública, a mesma coisa, não pode entrar contra o Detran.
Por telefone, fui buscar resposta para meu problema no Detran. Depois de quase nove minutos de espera, a resposta dada foi que o Denatran está atrasando a emissão de carteiras em razão de imprevistos surgidos na implantação do sistema informatizado em Brasília que deveria agilizar a liberação de CNHs".
É a velha estratégia do jogo de empurra. Quando não há competência para resolver, torna-se fácil transferir a responsabilidade para outrem. Eu já nem falo na minha renovação da CNH, porque estou desde agosto do ano passado sem poder renovar exatamente por algo parecido como o do cidadão acima. Como a fiscalização também é falha, vou dirigir até ser preso, depois resolvo o assunto.

Nenhum comentário: