domingo, julho 26, 2009

A FESTA DOS MOTORISTAS

O fim de semana pra mim foi de viagem para prestigiar o Dia do Motorista, comemorado no sábado em todo o país. Aqui no Rio Grande do Sul as grandes festas são realizadas em São Marcos, Ana Rech (Caxias do Sul), Três Cacheiras – a Terra do Caminhoneiro – município esses que concentram o maior número de motoristas profissionais do transporte de cargas.
Em Ana Rech, a festa foi suspensa na última hora, por conta da gripe, popularmente conhecida como suína, a pedido das autoridades sanitárias.
Ontem, domingo, saí cedo para chegar a tempo de assistir a missa e depois participar do almoço dos motoristas em São Marcos. Na descida e subida da serra assisti uma das paisagens mais bonitas proporcionadas pelo inverno gaúcho. Além dos telhados das casas cobertos de geada, também os potreiros e as chaminés das casas fumegando, imagino àquela hora, o café de chaleira, o pinhão na chapa, a polenta brustolada com queijo e salame. Quanta inveja!
Mas, o mais espetacular mesmo foi a paisagem pintada pela própria natureza. Nas encostas de pedra da estrada a água que descia morro a baixo se solidificou, formando pingentes de gelo que pareciam verdadeiros cristais. Um espetáculo magnífico, inesquecível.
Há muitos anos que não se sentia um inverno tão rigoroso assim.
Em Porto Alegre a madrugada de sábado para domingo foi de frio histórico, registrando a mais baixa temperatura: dois graus.
Mas, o que preocupa mesmo é o número de pessoas que vem sendo atingidas pelo vírus da gripe “A” que começou no México e espalhou-se pelo mundo. No Rio Grande do Sul já morreram várias pessoas e centenas estão internadas sob observação. De acordo com as últimas informações da Organização Mundial da Saúde, 800 pessoas morreram até ontem contaminadas pelo vírus da gripe.
Aqui no Estado está sendo feito um alerta para que as pessoas evitem agrupamentos, reuniões em locais fechados. As igrejas de todas as denominações vão diminuir o número de missas e cultos, e até as escolas – pelo que se houve dizer – também deverão promover estudos para reescalonar os períodos de aulas a fim de evitar, o quanto possível, a presença de grande número de alunos em uma mesma sala de aula.
Enquanto isto, os governos do Mercosul reunidos em Assunção, por proposta do presidente Lula devem concluir rapidamente uma estratégia para combater a gripe “A”, ter acesso e começar rapidamente a produzir a vacina contra a Influenza A.
Uma nova reunião será realizada no dia 9 de agosto para identificar a real necessidade de se fabricar a vacina, a capacidade de produção do imunizante na região e as possibilidades de cooperação técnica entre os países.
O que se espera é que não haja tanta demora na decisão de se fabricar a vacina, pois caso contrário, a luta será em vão contra a propagação do vírus que se alastra assustadoramente.

Nenhum comentário: