sábado, julho 11, 2009

FEIRA DE CIÊNCIAS

Tirei o sábado, mesmo com vento e frio, para visitar a Feira de Ciências do Colégio ACM – Associação dos Cristãos Maristas, preparada pelos alunos da 4ª. Serie. O tema proposto era a água, poluição e meio ambiente.
Foi muito interessante observar crianças com 10 e 11 anos explicarem para os visitantes ( a maioria adultos) a importância que devemos a água com, mudanças de hábitos e comportamentos no seu consumo, a poluição dia a dia comprometendo o meio ambiente etc.
Para grande parte das pessoas que foram visitar a Feira foi uma verdadeira aula de conscientização. Por exemplo, não sabia e fiquei sabendo numa banca onde uma equipe de quatro crianças explicavam aos visitante que, quando escovamos os dentes e deixamos a torneira aberta, estaremos consumindo até 12 litros de água; que, um banho demorado de chuveiro, poderemos gastar cerca de 100 a 120 litros de água; que ao lavar uma calçada ou um automóvel, seria bem mais econômico se usássemos um balde e, finalmente, que a água também é fonte de energia. Nessa área, outro aluno se ocupava em expor a força da água no uso para gerar energia elétrica; mover uma turbina; uma roda para moer trigo, milho...
Outra turma demonstrava os vários tipos de solo, minerais, plantas e animais. Até uma cobra jibóia estava á mostra.
A visita á Feira de Ciências do Colégio ACM foi uma verdadeira surpresa. Sua direção, professores e funcionários, assim como, todo o seu corpo discente estão de parabéns.
Foi também durante a visita que soube que a primeira ACM foi fundada em Londres, Inglaterra, no dia 6 de junho de 1844. Londres era então a maior cidade do mundo e estava vivendo o começo da Revolução Industrial. Seu fundador foi um jovem empregado, idealista, dinâmico e profundamente espiritual GEORGE WILLIAMS. Tinha apenas 21 anos quando, unindo-se a 12 outros jovens fundou a primeira ACM.
Enviados pelo Comitê Internacional das ACMs dos Estados Unidos e Canadá, o jovem missionário MYRON CLARK fundou no Rio de Janeiro, no dia 4 de junho de 1893, a primeira ACM na América Latina. Casou-se com uma brasileira (Ciquita Clark) dedicou-se integralmente ao movimento acemista brasileiro, morreu no Brasil.
O objetivo de seu fundador era oferecer aos jovens que chegavam em Londres a trabalho, uma opção à vida nas ruas, incentivando a prática de princípios cristãos, conforme ensinados por Jesus Cristo, através de estudos bíblicos e orações.
Desde 1884, a Associação dos Cristãos Maritas tem se espalhado pelo mundo, contando com cerca de 45 milhões de associados em 124 federações nacionais afiliadas à "World Alliance of YMCAs" (Aliança Mundial das ACMs). O grau de ênfase e comprometimento com a fé cristã varia hoje de associação para associação. De modo geral, as ACMs mundo afora permanecem abertas a todos, a despeito da fé, classe social, idade ou sexo.

Nenhum comentário: