segunda-feira, julho 20, 2009

DIA DO AMIGO

Hoje, 20 de julho é dia do amigo. É impossível você viver sem um amigo. E como faz bem uma boa amizade. A gente pode ter muitos amigos, como poucos amigos. O ideal é ter muitos amigos.A propósito, você sabe quem criou o Dia do Amigo?Foi o argentino Enrique Ernesto Febbraro, dentista, músico e professor de sociologia, filosofia e história . Motivo? Em homenagem ao dia em que o homem pisou a lua. E hoje faz exatamente 40 anos que Neil Armstrong desceu da Apollo 11 e deu "o pequeno passo para um homem e um grande passo para a humanidade". E o argentino em questão não parece ser nada lunático.
No país vizinho, a data é comemorada de verdade. Cartões, presentes e provas de amizade são levados a sério. E isso é, segundo os estudiosos, muito bom tanto para a saúde psicológica quanto para a física. "Alguns estudos mostram que quem tem amigos vai menos ao hospital e, quando vai, se recupera na metade do tempo. As pessoas sem amigos estão mais sujeitas à depressão, problemas com drogas", diz Ailton Amélio da Silva, psicólogo do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com Antonio Carlos Amador Pereira, psicólogo, psicoterapeuta e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC)/SP, a amizade é necessária para todos. "Tanto é que as crianças, quando não têm amigos, inventam os imaginários."
Estava refletindo sobre a data e comecei a lembrar-me dos amigos que já tive e tenho. Contei até cem e desisti porque a lista seria extensa. Não vou citá-los pois todos eles foram importantes na minha vida, cada um contribuiu com um pouco para que eu fosse como sou.
O Maquiavel é que dizia: Quando um homem é bom amigo, também tem amigos bons.Na interpretação de Marl Twain, se um amigo te pede dinheiro, pensa bem qual dos dois preferes perder: o dinheiro ou o amigo?
Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só, afirma Amir Klink.
Mas tem o provérbio chines, muito sábio: difícil é ganhar um amigo em uma hora; fácil é ofendê-lo em um minuto.O mais bonito pensamento sobre o amigo é, ao meu ver, o de Confúcio: o silêncio é um amigo que nunca trai.
Aos meus amigos, e se tiver algum inimigo espalhado por aí, faço minhas as palavras de Antoine de Saint-Exupéry: num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo.
Um grande abraço a todos.

Nenhum comentário: