sábado, outubro 09, 2010

TIRIRICA TEM QUE PROVAR QUE É ALFABETIZADO
O humorista Tiririca, eleito o deputado federal mais votado do Brasil, tem até a próxima quinta-feira para provar à Justiça Eleitoral que não é analfabeto e que sabe ler e escrever. A apresentação dele deve ser à Justiça de São Pauloç dia 14.
Segundo denúncia do Ministério Público Eleitoral, acatada pela Justiça, Tiririca teria falsificado o documento que apresentou para mostrar que é alfabetizado.
Mesmo assim, familiares do artista de TV afirmam que ele não é analfabeto.
Quinta-feira, portanto, é a decisão se o candidato Tiririca que teve a maior votação da história será diplomado, ou não. Admitindo-se que ele, decorridos esses 15 dias da eleição tenha sido submetido a um aprendizado rápido (e isso pode acontecer) se safará, do contrário, perderá o mandato e os outros dois que ele arrastou no tsumani de votos também terão o mesmo destino.
Uma antiga professora da cidade interiorana do estado de Pernambuco onde o humorista nasceu e viveu parte de sua vida, hoje com avançada idade, disse à imprensa que não se lembra de tê-lo como aluno o que agrava a situação do campeão de votos.
A pergunta que todos fazem é a seguinte: como Tiririca conseguiu registrar sua candidatura se ele é analfabeto? E a Justiça Eleitoral não teria também que prestar contas à sociedade do equívoco cometido?
Todos nós estamos curiosos pelo desfecho que o caso terá.
De outro lado, saiu neste sábado a primeira pesquisa do Instituto Data Folha após o primeiro turno da eleição presidencial.
A candidata do PT Dilma Rousseff tem 54% das intenções de voto e José Serra 46%, uma diferença de oito pontos percentuais. Se Serra não aumentar a preferência até a próxima pesquisa que deverá sair dentro de uma semana, pode enrolar a bandeira.
Resta saber ainda se Marina Silva, do PV, vai ou não vai apoiar Serra, e até que ponto ela pode influir em seu favor. A vitória de Dilma apontada pela pesquisa é explicada pela larga margem de votos da petista no Nordeste, que concentra o maior número de beneficiários do Bolsa Família. Dilma aparece com 62% das intenções de voto na região, o dobro dos 31% dados a Serra. Em outras regiões, o tucano está à frente ou empatado com a ex-ministra na margem de erro (de dois pontos para mais ou para menos).
No Sudeste, por exemplo, há empate técnico: Serra tem 44% das intenções de voto, contra 41% de Dilma. Essa situação se repete na combinação das regiões Norte e Centro-Oeste, com Serra registrando 46% e Dilma, 44%.
A vantagem do candidato do PSDB é maior no Sul do país, onde 48% dos entrevistados disseram que vão votar no tucano, enquanto Dilma tem 43%.
Se o candidato tucano mostrar reação e a partir de agora começar a subir nas pesquisas, a Dilma que seu cuide. Do contrário, adeus tia chica.

Nenhum comentário: