quinta-feira, outubro 14, 2010

SE HAY GOBIERNO YO ESTARE DENTRO
Este é o lema do PMDB. Em reunião das lideranças e executiva do partido em Porto Alegre nesta quinta-feira,14, politicamente o partido decidiu apoiar José Serra no segundo turno para presidente da República. Dos deputados federais, a única voz destoante revelando-se eleitor de Dilma Rousseff foi Mendes Ribeiro Filho. Ele tentou fazer com que o partido abrisse mão do apoio manifesto a um ou a outro candidato, deixando a questão livre, mas foi voto vencido. O PMDB do Rio Grande do Sul decidiu que apoiará Serra e quem desejar fazer campanha para Dilma está liberado.
A reunião durou cerca de três horas em um clima acalorado e terminou no fim da tarde desta quinta-feira em Porto Alegre.
Com a participação de cerca de 200 pessoas, o apoio a José Serra (PSDB) foi aderido pela maioria, mas não houve consenso e os quadros foram liberados a apoiarem o tucano ou a petista Dilma Rousseff.
Dentro de oito dias, a moção de apoio à candidatura de Serra será levada à avaliação do diretório estadual do PMDB.
Em uma situação que causou bastante mal estar, o deputado Mendes Ribeiro chegou a deixar o salão do Hotel Everest, afirmando que não estava preparado para que houvesse confronto.
O candidato derrotado ao governo do Estado, José Fogaça, o deputado Eliseu Padilha e o senador Pedro Simon não se manifestaram, mas afirmaram que terão uma posição decidida até a data da eleição. Para Simon, esta não é a decisão final do partido, uma vez que o diretório não estava reunido.
Já os integrantes pró-Serra saíram da assembleia em clima de comemoração e afirmando que esta é, sim, a posição oficial do PMDB gaúcho.
Na verdade, ganhe Serra ou Dilma o PMDB que tem uma grande maioria de deputados na Câmara e no Senado estará mais uma vez ao lado do governo. Tem sido assim nos últimos anos. Sem candidato a presidência da República, mas com um vice (se Dilma vencer) e mais maioria no Congresso, alguém tem dúvida que o partido estará no governo?
De algumas eleições para cá, depois das mortes de Ulysses e Tancredo o PMDB tem sido escada para os outros subirem, ou como diriam os irmãos castelhanos: “Se hay gobierno yo estare dentro”

Nenhum comentário: