sábado, outubro 23, 2010

OS 70 ANOS DE PELÉ
Há 40 anos conheci pessoalmente o rei do futebol mundial, Edson Arantes do Nascimento – Pelé. Foi em 1970, por ocasião da inauguração do Estádio Olímpico do Ypiranga F.C. na noite de 2 de setembro daquele ano. Já se passaram 40 anos, e lembro como se fosse hoje aquela noite do gol 1040 que lhe valeu uma placa no estádio e a homenagem a Rádio Tupy de São Paulo, dona da freqüência radiofônica 1040KHZ.
Nesse tempo era repórter da Rádio Difusão. O Pelé recém havia retornado da Copa do Mundo, no México, e jogava pelo Santos FC. Vale lembrar o grande festival de jogos. Foi uma semana de festas. Além do Santos jogaram no Estádio Olímpico, o Botafogo, do Rio de Janeiro; Cruzeiro, de Belo Horizonte; Independiente, da Argentina, Internacional e Grêmio. Foram jogos inesquecíveis e com a presença dos maiores jogadores brasileiros que formaram na seleção brasileira de 70, como Tostão, Jairzinho, Raul (goleiro) e tantos outros.
Ainda guardo comigo uma fita onde está registrada uma entrevista que fiz com Pelé, no Hotel Erechim na manhã do dia do jogo de inauguração. Nela o Rei fala provocado pelo repórter, sobre várias questões. A viagem à África em 1969. No transcorrer da guerra civil na África, para que Pelé e o time do Santos FC transitassem em segurança entre Kinshasa e Brazzaville, as forças rivais declararam a interrupção das agressividades, chegando a ocorrer, numa região de fronteira, a transferência da delegação sob tutela de um exército para o outro. Ele mesmo conta na entrevista este fato. E tem também a história da mulher que queria beijar seus pés para pagar uma promessa. Inclusive, faz parte desse meu acervo a narração do gol de inauguração do Estádio Olímpico do Ypiranga na voz do locutor Idivar Appio e a complementação do lance por mim que era o repórter de pista. São recordações que não se apagam. E hoje quando o Rei Pelé comemora seus 70 anos de idade nada melhor do que recordar os seus grandes feitos, a sua vida enfim.
Não há lugar no planeta que não saiba quem é Pelé e que ele é brasileiro. Filho de dona Celeste Arantes e de João Ramos do Nascimento, conhecido futebolista no sul de Minas Gerais, alcunhado de Dondinho. O nome "Edison" foi escolhido pelo pai para fazer uma homenagem ao inventor da lâmpada elétrica incandescente e gramofone Thomas Edison.
O que a gente poderia desejar para uma figura como Pelé no dia do seu aniversário?
Paz, saúde e muitos anos ainda entre nós. Parabéns Pelé.

Nenhum comentário: