terça-feira, outubro 19, 2010

PROFESSOR MANDELLI MORREU
Faleceu em Salvador, Bahia, aos 84 anos, o professor e maestro Pedro Paulo Mandelli que conviveu parte de sua vida em Erechim, tendo atuado como professor e músico da Orquestra de Concertos de Erechim e Banda Municipal. Mais tarde transferiu-se para Caxias do Sul, onde fundou a extinta Orquestra Sinfônica que deu origem à Sociedade de Cultura Musical (atual Orquestra Sinfônica da UCS) e Banda Municipal, atual Orquestra Municipal de Sopros. O ilustre professor Pedro Paulo Mandelli também era membro da Academia Caxiense de Letras (ACL).
O professor Mandelli sempre foi ligado a música e a cultura. Teve passagem pelo colégio Estadual José Bonifácio, também, pela URI, deixando saudades a tantos quantos foram seus alunos.
Na administração municipal desempenhou as funções de Secretário Municipal de Educação e vereador da Câmara Municipal, pelo antigo PTB no período de 1960 a 1964. Como homem de comunicação acompanhei a vida do saudoso professor e sou testemunha do seu trabalho realizado junto a nossa juventude. Lamentamos a perda de tão estimado mestre.
Mandelli era natural de Bento Gonçalves. Há três anos morava com sua filha Sônia, genro Mário e os netos Max e Mariana. Na década de 80 recebeu o título de cidadão caxiense.
O motivo de sua morte foi um pequeno acidente com uma moto que obrigou-o a ficar hospitalizado por duas semanas, quando o ferimento contraído em uma de suas pernas evoluiu para uma infecção generalizada e não resistiu.
O corpo do maestro e professor Mandelli foi sepultado em Salvador, capital baiana. Ele foi uma das figuras que mais contribuíram para a educação e cultura de nossa juventude. Acreditou em Erechim numa época em que a cidade engatinhava culturalmente.
Conta seu neto Léo que antes de ocorrer sua morte, o professor Pedro Paulo Mandelli preparava-se para participar no próximo dia 31 de um concerto em Caxias do Sul, comemorativo aos 45 anos da Banda Musical do Colégio Cristóvão de Mendonça, da qual foi seu regente período em que o grupo musical conquistou o título nacional em um concurso realizado pela antiga Rádio Record. Que a sua bondosa alma descanse em paz.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostaria de ver a sua biografia inscrita no wikipedia, pois é um personagem importante de nossa história.
Sady Carlos