quarta-feira, março 31, 2010

CARRIS NOTA 10

A Companhia Carris Porto-Alegrense está de parabéns. O Fantástico mostrou neste domingo uma pesquisa feita em várias capitais brasileiras para saber como as empresas de ônibus urbanos tratam os deficientes físicos.
Depois de mostrar como os ônibus estão adaptados no Rio de Janeiro, São Paulo, outras capitais do norte do país e Porto Alegre, ficou comprovada, mais uma vez, a eficiência e atenção dos funcionários da Carris para com essas pessoas especiais.
No Rio de Janeiro a fora a espera exagerada por um ônibus com elevador hidráulico para auxiliar os cadeirantes a ingressar no ônibus, na hora de acionar o elevador hidráulico não funcionou.
A Companhia Carris Porto-Alegrense é uma das empresas operadoras do transporte público de Porto Alegre, que inclui também os consórcios STS, Conorte e Unibus. Sua frota é composta por 334 ônibus e atende toda a cidade, com exceção do extremo sul, através de 27 linhas.
Sociedade de economia mista, com o controle acionário da prefeitura de Porto Alegre (que detém 99,9% das ações), a Carris é considerada pela Associação Nacional dos Transportes Públicos como a melhor empresa de ônibus urbano do Brasil. É um exemplo, serve de padrão para outros estados.
Foi a primeira empresa do Brasil a utilizar veículos que facilitam o acesso às pessoas portadoras de deficiência (PPDs), inicialmente com elevadores hidráulicos.
Ao ver a notícia no Fantástico me interessei pelo assunto e fui pesquisar como surgiu a Crris. Pois, foi nessa pesquisa que fiquei sabendo ser a Carris a mais antiga empresa de transporte coletivo do país em atividade. Ela nasceu graças à autorização do imperador Dom Pedro II, via decreto, publicado em 19 de junho de 1872. Na época, Porto Alegre era uma pacata província de apenas 34 mil habitantes e que recém completara cem anos de fundação. Inicialmente operava bondes puxados à mula, mas em 1908 a companhia inaugurou o serviço de bondes elétricos, que seria desativado somente em 1970. O período de hegemonia dos bondes foi até a década de 1920, quando começaram a circular os primeiros automóveis movidos à gasolina ou querosene e óleo. Em 1930, a Carris passou a oferecer também o transporte por ônibus para as localidades aonde as linhas de bonde não chegavam. Em 1954, a Carris foi encampada pela prefeitura.Dou meu testemunho da educação dos seus funcionários no trato com os passageiros, e do compromisso que todos têm para servir bem. Todos os dias uso quatro ônibus para me deslocar de casa para o trabalho e do trabalho para casa.
Parabéns á Carris e seus funcionários.

Nenhum comentário: