segunda-feira, março 15, 2010

TREM TURISMO

Já me referi por mais de uma vez sobre a volta do trem turismo ligando as cidades de Marcelino Ramos, Viadutos, Gaurama, Erechim e Getúlio Vargas. Pelo mesmo número de vezes elogiei aqueles que defendem a iniciativa e observo que a idéia continua germinando, depois que o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Erechim, Edgar Paulo Marmentini, assessorado pela técnica de turismo Michele Sansígolo dos Santos manifestam interesse em concretizar o projeto. Seria uma grande conquista em termos regionais, pois como admite Marmentini “o trem ofereceria uma série de benefícios para a região, gerando emprego, renda e desenvolvendo o turismo à nível municipal e regional”.
Uma viagem de trem pode ser uma eletrizante experiência.Hoje o Trem de Turismo é uma sensação mundial para os viajantes que gostam de natureza e história. Como no Brasil quase não existe mais trens de passageiros, algumas malhas foram aproveitadas como trens de turismo, uma ótima oportunidade para conhecer um pouco de nossa história. O passeio turístico de trem à vapor é hoje uma grande atração na Serra Gaúcha. São 23 quilômetros de percurso com 2h de duração, entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Durante o passeio, a festa é comandada pelo coral típico italiano, teatro e pelos gaúchos.Os turistas são recepcionados, na estação de Bento Gonçalves, com um saboroso vinho. Em Garibaldi a recepção acontece ao som de música gaúcha e italiana, com degustação de suco de uva e filtrado doce. Em Carlos Barbosa, um show de música italiana marca o momento em que todos se encontram e confraternizam embalados pela música. Alguns passageiros dizem adeus, enquanto outros embarcam no passeio de retorno.
Já pensaram reunir tudo isso na região da Grande Erechim?
Além da beleza natural que o Alto Uruguai oferece no trajeto Erechim-Marcelino Ramos de cerca de 60kms, os visitantes podem usufruir das águas termais, dos produtos artesanais e da comida típica da região ao longo do trajeto. Evidentemente que o sucesso do empreendimento vai depender da imaginação e criatividade da empresa que for explorar o serviço. Se em outras regiões do Estado a exploração do trem turismo está dando certo, por que não haveria de obter o mesmo êxito onde o trem foi implantado? O projeto é viável, condições existem, o investimento não é dos mais vultuosos, falta apenas colocar a mão na massa e não esmorecer.

Nenhum comentário: