terça-feira, setembro 29, 2009

EMPENHO DE DEPUTADOS PARA AJUDAR O SANTA TEREZINHA

Se depender da bancada gaúcha na Câmara dos deputados a Fundação Hospital Santa Terezinha terá os R$ 15 milhões que precisa para o projeto de ampliação e outros investimentos que o tornará o maior Hospital da Região do Alto Uruguai.
Aproveitando a presença do deputado Beto Albuquerque (PSB), coordenador da bancada federal do Rio Grande do Sul na Câmara fedeal, em Porto Alegre, o deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) entregou nesta segunda-feira, o projeto detalhado da obra que o Hospital pretende realizar.
A intenção dos dirigentes é dobrar a capacidade de atendimento do bloco cirúrgico com a meta de realizar mil cirurgias por mês. Também estão previstas melhorias na infra-estrutura em áreas como o centro de diagnóstico por imagens (CDI), UTI adulta, pediátrica e neonatal, e central de material e esterilização. Todas essas modificações têm por objetivo adequar o hospital para atender a demanda existente.
O Hospital Santa Terezinha atende cerca de 120 municípios cuja população é superior a um milhão de habitantes.
Com o aporte dos R$ 15 milhões para as ampliações projetadas serão beneficiados pacientes das regiões de Erechim, Fredereico Westphalen e Palmeira das Missões.
A FHSTE tem como foco principal o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS -, mas atende também a outros planos de saúde e particulares. Trata-se de um hospital geral, de referência. Atende a todas as classes sociais, com predominância do público mais carente, sem condições de pagar planos de saúde. Muitos dos seus pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde do município e das Prefeituras da Região.
Mais de 90% dos pacientes do Hospital Santa Terezinha são provenientes do SUS, que remunera seus serviços com valores inferiores aos custos reais. Por este motivo, fica difícil para a Instituição, com recursos próprios, realizar a troca de equipamentos, máquinas e instrumentais sem o auxílio de alguma instituição através de projetos de doação ou captação de recursos externos. Por isso, é de extrema importância receber estes recursos para proceder ao reaparelhamento do Bloco Cirúrgico, uma vez que são realizadas mais de 8.000 cirurgias anualmente e o SUS não dispõe de recursos financeiros para esta finalidade.
Se cada um der um pouco de si, não há dúvida que a ação dos deputados e mais o prestigio da Fundação Hospitalar Santa Terezinha o esforço sairá vitorioso.
Estamos torcendo para isso aconteça.

Nenhum comentário: