sexta-feira, setembro 18, 2009

PRESENTE GREGO

Surgiram ao final da tarde de ontem informações nos corredores da Assembléia Legislativa que para a próxima semana, possivelmente segunda-feira quando a CPI da Corrupção se reunir, a deputada Stela Farias presidente da Comissão será “homenageada” com a entrega de um pacote contendo as 1.893 páginas do processo que responde no Foro de Alvorada, município onde a deputada foi prefeita.
Nesse processo consta que a presidente da CPI aplicou R$ três milhões, quantia pertencente ao fundo dos aposentados do município no Banco Santos que quatro meses após faliu.
O Tribunal de Justiça bloqueou os bens da parlamentar – carro, imóvel e conta bancária – como garantia de uma possível restituição do dinheiro.
O referido processo é o mesmo que querem enquadrar a governadora Yeda Crusius que teria envolvimento com o desvio de dinheiro do Detran/RS.
Também vazou a notícia, segundo a qual há fortes indícios de que deputados da base do governo vão propor a substituição da presidente da CPI já que eticamente não teria mais condições de permanecer no cargo. As mesmas fontes lembram que o presidente do Tribunal de Contas, João Luiz Vargas, constrangido moral e eticamente, por ser indiciado no processo do Detran, teve o decoro de pedir licença da presidência. A deputada não.
Os mais sábios sempre disseram que tudo que começa mal termina mal. Pois é o caso da CPI da Corrupção.
Já se passaram duas semanas da sua instalação e o que se constatou até hoje foram reuniões para ouvir audios de contatos telefônicos, cujo conteúdo a sociedade já conhece e leu as degravações feitas pelos jornais.
Até quando esse espetáculo de luzes, câmeras e ação a população gaúcha vai ter aturar?

Recebi com certo orgulho o convite da COTRAIBI, Cooperativa dos Transportadores, de Ibiraiaras através do amigo Valmir Nardi e do radialista Cesar Toniazzo, da Rádio Sananduva, para realizar palestra nesses municípios sobre Segurança nas Estradas e Roubo de Cargas. Falta apenas acertarmos as datas que será no próximo mês.
Dos cerca dos 1.800 associados, a COTRAIBI criou um setor de seguros para 800 de seus agregados transportadores através de um fundo que é utilizado em caso de sinistro, (roubo, furto, acidente...). Segundo Nardi, esse plano é inédito no Brasil. Dos 15 caminhões furtados desde 2007 até hoje, apenas quatro ainda não foram recuperados, comentou.
Nossa presença em Ibiraiaras e Sananduva será uma oportunidade incomparável para estreitarmos ainda mais os laços de amizade com os caminhoneiros e discutirmos propostas para dar maior combate ao roubo e furto de cargas.

E para concluir a semana, um fato que ainda repercute, foi a invasão da Assembléia Legislativa, por jovens que antidemocraticamente promoveram um ato de protesto contra o relator da CPI da Corrupção, deputado Coffy Rodrigues, atingindo por extensão todo o poder.
A tropa formada por mais de cem bagunceiros causou alguns prejuízos materiais como instalação de alarme contra incêndio e pintura com tinta vermelha nos corredores e portas de gabinetes. Os participantes do protesto estão sendo identificados pelas fotos e serão responsabilizados judicialmente pelo irracional procedimento.
Tem gente que confunde democracia, liberdade de expressão e direito à manifestação, garantidos pela Constituição Brasileira, com anarquia e esculhambação.
O exercício da democracia não pode ser confundido, como foi, pelos barulhentos jovens, massa de manobra.

Nenhum comentário: