segunda-feira, setembro 28, 2009

ANTÔNIO NONAGENÁRIO

Soube com muita alegria que no dia 4 último, completou 99 anos de idade o ex-chefe da Inspetoria de Terras de Erechim, órgão ligado a Secretaria da Agricultura, Antônio Pereira de Souza, natural de São Pedro do Sul, onde nasceu em 1910.
Com 31 anos chega ao município nomeado agrimensor da Diretoria de Terras e Colonização, da Secretaria dos Negócios da Agricultura, Indústria e Comércio e nunca mais se afastou de Erechim.
Como geômetra, desempenhou todas as atividades da área com dedicação e lisura até chegar à aposentadoria.
Conheci Pereira de Souza e dele me tornei mais íntimo quando se elegeu pela segunda vez vereador da nossa Câmara Municipal. Foi também presidente do Legislativo; recebeu o título de “Vereador do Ano”, e em 1983 “Cidadão Benemérito de Erechim”.
Passou pela Legião Brasileira de Assistência (LBA) ficando na presidência durante 10 anos (1967/1977). A idéia da preservação do Potreiro da Comissão, (1947), foi projeto seu. Nessa época era prefeito Aldo Arioli e quem assinou a Lei de doação do Estado para o município foi o governador Walter Jobim. Na gestão do prefeito Irany Jaime Farina o parque recebeu a denominação oficial de “Parque Municipal Longines Malinowski”, em homenagem ao professor, desenhista e agrimensor da Comissão de Terras que dedicou muitos anos ao planejamento e aos cuidados do parque, demarcando as ruas e caminhos, além de ter prestado outros serviços à municipalidade.
É extenso o rol de atividades do aniversariante Antônio Pereira de Souza sempre voltadas aos interesses da comunidade local e regional. Considero a mais estimulante, quando exerceu o cargo de presidente do Hospital de Caridade, cujo cargo desempenhou por vários anos até 1980. O Hospital de Caridade muito deve a sua dedicação por cerca de uma década como presidente. Foi na sua gestão que muitas mudanças ocorreram e que transformaram o Hospital no que ele representa hoje para a o Alto Uruguai.
Chegar à idade de 99 anos hoje em dia não é fácil, mas deve ser gratificante.
Lembro de uma vez quando Souza era vereador e Irany Jaime Farina, prefeito. A sessão durou madrugada adentro discutindo sobre um bouquet de rosas. É que a oposição precisava ganhar tempo (estratégia política) para não aprovar um projeto do executivo. A sessão foi levada até esgotar todas as prorrogações permitidas pelo Regimento Interno. O vereador Antônio Pereira de Souza, líder da bancada, falou quase duas horas. A sessão acabou e o projeto ficou para ser discutido e votado na semana seguinte. Naquele tempo era assim. Tudo era diferente.
Cumpre-me nesta oportunidade, embora um pouco atrasado, ser mais uma voz que se junta aos que cantam parabéns a você, muitos anos de vida, bastante dinheiro no bolso e saúde pra dar e vender!

Nenhum comentário: