quinta-feira, novembro 26, 2009

SACO, É UM SACO

Uma iniciativa que merece apoio de todos os brasileiros é a campanha lançada pela Confederação Nacional do Transporte, através do programa Despoluir. E a primeira ação já começou pelo próprio setor de transportes com a verificação nos caminhões e ônibus para conferir se estão bem regulados a fim de emitir a menor quantidade possível de CO² na atmosfera.
De outra parte a CNT aderiu à campanha “Saco é um Saco do Ministério do Meio Ambiente, que propõe a redução do uso da sacola plástica.
Se formos observar, a sacola plástica caiu tanto no gosto do brasileiro que ela é utilizada até mesmo quando não há necessidade. E, depois do primeiro uso, acabam servindo para acondicionar o lixo caseiro, da cozinha, do banheiro, e assim por diante. Ei sei porque lá em casa agente procede (erradamente) assim.
O problema é que o consumo excessivo das sacolas plásticas, está gerando sérios problemas no nosso meio ambiente.
Uma pesquisa feita antes do lançamento da campanha “Saco é um Saco”, mostrou que são consumidas hoje no Brasil, cerca de 12 bilhões de unidades por ano. São 33 milhões de sacolas por dia. Nós precisamos nos reeducar. Não se trata aqui de travar uma guerra sem controle contra ás sacolinhas, mesmo porque se sabe que existe problema de falta de estruturação de coleta seletiva de lixo na maioria das cidades brasileiras.
A campanha tem por objetivo conscientizar que cada pessoa reduza o consumo e avalie se é realmente necessário pegar a sacolinha no momento de cada compra.
Como seria essa redução do uso da sacola plástica?
Primeiro, levar sempre a sacola retornável quando for às compras.
2º. – Faça compras e utilize o menor número de sacolas possível;
3º. – Use alternativas como caixas de papelão, engradados de plástico no porta-malas do carro, carrinhos de feira, sacolas de papel resistentes;
4º. Reduza o uso de sacolas plásticas como sacos de lixo;
5º. – Deixe as sacolas plásticas para acondicionar o lixo úmido (restos de comida etc...)
6º. Procure de forma criativa depositar o lixo seco em sacos de papel, caixas de papelão e outros materiais recicláveis.
Observe os números abaixo e comece a aderir a campanha:
* 12 bilhões de sacolas são consumidas no Brasil por ano.
* 90% de todo o lixo flutuante é constituído de detritos de plástico.
* 100 milhões de toneladas de lixo são flutuantes.
* O plástico derivado do petróleo consome 4% da produção mundial de óleo.
Impactos:
* Consome petróleo
* Gera emissões de gases poluidores.
* Polui matas e oceanos.
* Pode ser ingerida por animais.
*Se descartada na rua, impede drenagem das chuvas pelos bueiros.
* Em aterros e lixões, impermeabiliza o solo, retém resíduos orgânicos e colabora na produção de gás metano.
Alguns supermercados já estão orientando seus empacotadores para economizar nas sacolinhas e também oferecendo à venda sacolas retornáveis, com parte da renda revertida a APAE. Portanto, além de você estar contribuindo para o desuso da sacola plástica, estará auxiliando uma nobre instituição social.




Nenhum comentário: