domingo, novembro 29, 2009

NOTA DE FALECIMENTO

Nada mais original. Um colega meu, radialista, locutor de anúncios fúnebres em Nova Europa, a 317 km de São Paulo, um homem de 91 anos deixou gravado o anuncio da própria morte e o convite para o velório. No alto falante, em plena praça central da cidade, Nelson Fortunato repetiu o que fez a vida inteira. Ele leu em voz alta: "Nota de falecimento. Estou anunciando o meu falecimento. Falecimento: Nelson Fortunato, vosso comunicador falante. Como foi gravado antes da minha morte, não tem a hora do enterro, mas é importante que todos saibam que eu morri."A confirmação da morte ocorreu logo após a gravação do anúncio. Fortunato morreu em decorrência de uma pneumonia. O locutor oficial de anúncios fúnebres foi irreverente: deixou o próprio obituário pronto. Funcionário público, vereador, era ele quem projetava os filmes nos três cinemas que a cidade teve. O velório ficou cheio.

Boa idéia! Acho que copiarei o colega que se foi. Vou deixar gravado meu último comunicado, para que os amigos saibam que me fui.

Agora com a internet fica bem mais fácil enviar para as emissoras onde há 15 anos mantenho um programa que se chama SOS Caminhoneiro e, com certeza, elas não se negarão de divulgar. Vai ser mais ou menos assim:
Esta voz que vocês já se familiarizaram com ela, todas as manhãs, não será mais ouvida. Acabo de partir para o oriente eterno levando comigo a lembrança de uma vida bem vivida e de poucos amigos, que ficam para reencontrá-los um dia.

Para onde estou indo, e onde devo chegar breve, ainda é um mistério. Prometo que se for possível obter licença (ainda não sei de quem), mandarei notícias com todos os detalhes.
Tenho alguns planos para executar lá do outro lado. Ou continuarei com o SOS Caminhoneiro dando conta dos que chegam todos os dias da vida terrena para onde estou, ou um programa de auditório onde quero fazer desfilar os grandes músicos e cantores da nossa terra.

Já pensaram um concerto com o inesquecível Osvaldino Engel e seu piano, tocando a Dança Ritual do Fogo? E os componentes do Clube da Saudade que já partiram? Acho que não seria difícil reunir o Bico de Ouro e sua flauta – Narciso Costa; Nininho Vasconcelos e seu maravilhoso violão; Ernesto Kreich e seu violino; Dante Dalmolin, com seu violão cantando La Drilla; Darvil Faraon (violino); tenente Victor Moreira Knewitz, (bandoneón) e o cantor Nei Miolo? Sem dúvida seria um sucesso. Até o nome do programa já escolhi será: Recordar é Continuar Vivendo.

Pena é que vocês não vão poder acompanhar. Mas, que vai ser um sucesso, vai, com certerza!

Nenhum comentário: