sexta-feira, novembro 13, 2009

MÉRITO FARROUPILHA

Entre muitos políticos exemplares que conheço, Odacir Klein é um deles. Acompanhei sua vida política desde quando foi vereador e prefeito de Getúlio Vargas e mais tarde deputado estadual, federal, Ministro dos Transportes, Secretário da Aagricultura e Abastecimento, membro do Conselho da República e Diretor de Recursos Humanos do Banco do Brasil. É hoje presidente-executivo da Abramilho – Associação Brasileira dos Produtores de Milho e da Ubrabrio – União Brasileira do Biodiesel e exerce a advocacia em Brasília (DF). Em todos os cargos exercidos deixou a sua marca de honestidade, competência e retidão.
A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa vem de aprovar em boa hora, e muito justamente, proposta do deputado Giovani Cherini (PDT), para conceder-lhe a Medalha do Mérito Farroupilha, honraria conferida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul à personalidades que prestam serviços relevantes para o desenvolvimento do Estado. A solenidade de entrega acontecerá nos próximos dias, em data a ser agendada.
Estou lembrando agora a primeira vez que visitei Brasília (1980), Klein era deputado federal. Estive em seu gabinete numa missão profissional e dele recebi toda a cobertura e assistência, resultando vitoriosa aquela ação. Foi pelo seu prestígio junto ao Ministério de Minas e Energia, que pude chegar até o assessor direto do ministro César Cals, naquela época, onde tratei com o major Francisco Pereira, um pernambucano da melhor estirpe, de um assunto extremamente delicado, envolvendo empresas de extração de areia nas margens do Rio Paraná. Já se passaram 19 anos e até hoje não esqueci sua gentileza. Fiquei amigo também desse major e nunca mais soube notícias dele. Se orgulhava muito de ser bombeiro e era, efetivamente, um homem de extrema confiança do ministro. Meses depois recebi de presente uma belíssima e confortável rede confeccionada pelos artesãos pernambucanos.
Mas, Odacir Klein sempre foi um homem muito sério. Nem o alcoolismo, que por algum tempo tomou conta de si prejudicou, tirou-lhe o brilho de sua personalidade. Não iria tocar no assunto, mas como ele é público, já que até livro publicou, onde explica de forma simples, coloquial e direta, da mesma forma que um avô fala com os netos, aborda a dependência ao álcool com os leitores do seu último livro, "Conversando com os netos". O autor levou essa obra pela primeira vez a um evento literário na 25ª Feira do Livro de Campo Bom, depois em Porto Alegre.
Mesmo com o sucesso de sua obra, Odacir Klein não se considera um escritor. Ele conta que o único objetivo desse seu trabalho é ajudar pessoas e famílias que convivem com o drama do alcoolismo, assim como ele conviveu. O livro não é uma autobiografia. É apenas um jeito que ele encontrou para explicar o que é o alcoolismo, porque ele existe, como tratar, e outros temas relacionados a essa doença. Klein revela que não tem mais contato com bebidas alcoólicas há seis anos. Seu livro foi lançado no dia 4 de setembro e já vendeu mais de duas mil cópias, o que obrigou a editora a publicar uma segunda edição.
Em síntese, este é o perfil de um homem que politicamente foi de tudo um pouco e apesar de alguns percalços continua sendo querido e estimado pelos gaúchos.
Ao amigo Odacir Klein, um cordial e fraterno abraço.

Nenhum comentário: