segunda-feira, novembro 23, 2009

A FAMA CHEGA QUANDO MENOS ESPERAMOS

Geisy Villa Nova Arruda, estudante, jovem, bonita, inteligente, está chamando a atenção do Brasil inteiro, só por que compareceu à sala de aula usando minissaia na Universidade Bandeirante (Uniban), em São Bernardo do Campo, São Paulo.
Por se apresentar assim vestida foi hostilizada, humilhada, quase linchada. Andei observando algumas fotos e reportagens na TV e, sinceramente, não vi nada demais que depusesse contra a moral e os bons costumes. Na rua a gente vê coisa muito pior e nem por isso as pessoas protestam, pelo contrário, admiram!
É um falso moralismo querer fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. É tudo uma hipocrisia!!! E o que é um ato clássico de hipocrisia? É denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação.
Que falta grave cometeu Geisy Villa Nova Arruda, 20 anos, aluna do curso de Turismo, que chegou ser expulsa pela Uniban?
A se acreditar no que disse Décio Lencioni Machado, assistente jurídico da instituição, a estudante não foi punida porque compareceu às aulas usando um vestido curto, curtíssimo. Até porque, segundo ele, "tem menina que usa roupas mais curtas".
Então se pergunta: Em alguma ocasião a direção do curso ou da universidade havia sido avisada a respeito? Geisey fora advertida antes para não proceder mais dessa maneira?
A resposta às perguntas é não.
Volto a dizer é pura hipocrisia e falso moralismo.
Isso não é nada, comparado ao que se vê à noite na Praça Garibaldi aqui em Porto Alegre. Se você tiver despudor experimente passar por lá. Vai assistir cenas de sexo ao vivo, e isso contra isso ninguém protesta.
O que fizeram com essa moça foi uma agressão machista e preconceituosa. Aliás, a agressão a estudante Geisy se sustenta nos valores discriminatórios que integram a sociedade em que vivemos, onde as representações sociais da mulher se baseiam numa ótica de subserviência masculina.
Enquanto isto ela está sendo requisitada a dar entrevistas na TV, já alcançou notoriedade nacional, vai faturar uma banana se aceitar a proposta da revista Play Boy, e os babacas que lhe enxovalharam continuam no anonimato.
O que os alunos da Uniban fizeram foi demonstrar um lado retrógado da sociedade brasileira, o preconceito contra a mulher. Afinal se é condenável uma aluna ir de vestido "curto" também é condenável um aluno ir de chinelos, bermuda florida e camiseta regata na faculdade. Mas tenho absoluta certeza que já teve aluno que foi assim na aula quando o clima está abrasivo e não lhe aconteceu nada, pelo contrário. Então senhores, temos de parar de tentar importar estes conceitos de moral da Europa medieval e abraçar nossa própria moral social, nossa identidade nacional, onde as mulheres são independentes, inteligentes e... lindas!

Nenhum comentário: