sábado, novembro 21, 2009

GILDINHO E CHIQUITO

A Câmara Municipal de Erechim vai prestar à dupla Gildinho e Chiquito cabeças dos Grupos Musicais Tradicionalistas “Os Monarcas e Chiquito & Bordoneio, justa homenagem em data a ser determinada pela Mesa, por proposição do vereador do PMDB, Zé da Cruz.
Os talentosos irmãos músicos são responsáveis pela projeção do nosso município além fronteiras através das composições e músicas que cantam, verdadeiros hinos a tradição gaúcha.
Conheci primeiro Nésio Alves Corrêa (Gildinho) em 1962 e anos mais tarde Francisco Alves (Chiquito). Recém havia sido contratado pela Rádio Difuão. Muitos programas tive o privilégio de ser o apresentador. Em 1963 Gildinho figurava como estrela maior no programa “Amanhecer no Rio Grande”. Tamanho foi seu sucesso que a partir daí passou a ser requisitado pelos clubes do interior do município e da região para animar bailes. Tempos depois veio a incorporar-se ao conjunto seu irmão Chiquito, nascendo à idéia da formação do conjunto “Os Monarcas” de tantos sucessos.
Ambos foram alunos da Escola de Belas Artes Oswaldo Engel, onde aprimoraram seus conhecimentos musicais.
Até alcançarem o sucesso que a dupla vive hoje, os irmãos Gildinho e Chiquito passaram por dificuldades como todos no início da vida. Mas, valeram os sacrifícios segundo ambos.
Quase no final da década de 60 apareceu em Erechim um produtor musical que tendo ouvido e recebido referências do conjunto propôs a gravação de um disco Long-Play. Foi uma decepção segundo avaliação da dupla, pois tudo não passou de apenas um compacto duplo, frustrando a dupla. “Os Monarcas” existem desde 1976. Quatro anos mais tarde (1980) Chiquito se desvincula dos Monarcas e funda seu próprio grupo, “Chiquito e Bordoneio”.
Passados mais de 40 anos, tanto um como outro conjunto, comemoram efetivo sucesso. Por onde passam, ambos deixam a sua marca de exímios interpretes da música gaúcha.
De todo o repertório dos Monarcas, a composição Erechim, História e Canto é um verdadeiro hino a cidade que há quase meio século acolheu Gildinho. Por isso a homenagem que a Câmara de Vereadores presta aos irmãos Gildinho e Chiquito é das mais justas e reconhecidas.
No dia da homenagem, se não houver nenhum acidente de percurso, quero estar em Erechim para cumprimentar os artistas, compositores e interpretes da nossa música regionalista e recordar o tempo em que por dezenas de vezes anunciei nos microfones da Rádio Difusão: E com vocês vem aí Gildinho e Chiquito!!!!




Nenhum comentário: