terça-feira, novembro 24, 2009

ACABOU CICLO DA ESQUERDA NO DCE DA UFRGS

A eleição do jovem Renan Pretto, para a presidência do DCE da UFRGS terminou com o ciclo da esquerda que sempre levava vantagem nas eleições do Diretório Acadêmico. A diferença na contagem foi de 35 votos, considerada expressiva, pois sempre os seguidores da doutrina esquerdista é que se elegiam. Desta vez foi quebrada a corrente PT, PcdoB e PSOL.
Pretto foi secretário da Juventude Progressista e é estudante de Administração de Empresas na UFRGS.
Gostei das primeiras declarações do novo presidente. Ele disse que vai fazer uma gestão apartidária. O slogan da chapa dele era “Um DCE para os estudantes e não para os militantes”.
Certíssimo!
Aliás, até hoje não sei porque sindicatos, associações, diretórios acadêmicos que são grupos heterogêneos acabam partidarizando-se. Por que não se denominar então Sindicato tal, Diretório Acadêmico, Associação X do partido Y?
Sempre entendi que Sindicato é uma associação de pessoas pertencentes à uma classe ou grupo profissional para a defesa dos seus interesses profissionais e econômicos, e não políticos.
Mário Antonio Ferrari define muito bem o que é sindicato. Diz ele que a lei brasileira não dá uma definição exata de sindicato, mas pode-se dizer que ele é uma espécie do gênero associação.
Orlando Gomes explica que se pode conceituar sindicato de modo sintético ou analítico. Sinteticamente, é uma associação livre de empregados ou de empregadores ou de trabalhadores autônomos para defesa dos interesses profissionais respectivos. Enunciando, apenas, a situação profissional dos indivíduos e o fim de defesa de seus interesses. É isto aí. E pode se analisar também que Sindicato é o agrupamento estável de várias pessoas de uma profissão, que convencionam colocar, por meio de uma organização interna, suas atividades e parte de seus recursos em comum, para assegurar a defesa e a representação da respectiva profissão, com vistas a melhorar suas condições de vida e trabalho. E tem muita gente que confunde sindicato com partido político.
A Constituição Federal de 1988, art. 8o, III, declara que à organização sindical cabe “a defesa dos interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas."
Quando isso acontece, acaba descaracterizando a entidade e as disputas internas passam a ser mais políticas do que propriamente de defesa de seus associados.
Na primeira entrevista do jovem Renan a imprensa após sua eleição disse que “só bater não resolve”.
Esse menino tem a cabeça no lugar leia só o que ele disse no final da entrevista: “Não queremos posicionamento político nem dizer “ “fica” ou “fora Yeda. Quando um representante do DCE diz algo assim, fala em nome de 23 mil pessoas. Nem todos pensam como ele. Pretendemos promover debates com os candidatos, para que os estudantes tenham acesso a todos os lados”.
Renan Pretto é natural de Lajeado. Ele promete diminuir o preço do valor do cartão de ônibus e um convênio com a Brigada Militar para garantir maior segurança no campus iniversitário
.

Nenhum comentário: