sábado, maio 09, 2009

MORREU A MULHER DOS ANIMAIS
Cerca de 50 gatos e 5 cachorros ficaram órfãos e jogados a sua própria sorte com o falecimento de Maria Soares Dornelles, uma senhora idosa com seus 76 anos de idade que dedicava parte de sua vida aos animais abandonados.
Todos eram bem tratados e viviam no terreno de dona Maria. Ela morava numa casa muito simples e gastava quase todo o dinheiro que ganhava como cartomante com os animais, cerca de R$ 1 mil por mês.
A morte da “mulher dos animais” como era popularmente conhecida criou um problema sério para os gatos e cachorros, pois não há ninguém para cuidá-los.
Tem muito cachorro em Porto alegre!
No bairro Petrópolis, onde moro, só na vizinhança, existem mais de 50 cachorros. Em quase todas as casas há no mínimo dois cachorros das raças pitbull ou policial que ficam soltos nos pátios para afugentar ladrões e assaltantes.
Eu, particularmente, gosto de cachorro, mas tem uma casa que fica a uns 50 metros do edifício onde moro, e onde há três cães pitbull, que quando combinam os três latirem juntos é um saco. O pior é que resolvem latir mais à noite, de madrugada. Uma noite dessas cheguei a marcar no relógio. Não é exagero, não, os malditos cachorros ficaram latindo ininterruptamente 35 minutos. É um absurdo!
Fico imaginando como os donos dos animais dormem, se eu que estou distante acordo e não consigo dormir!!!
Cachorro é bonito, cachorro é bom, cachorro é amigo do homem e tudo mais, mas tem cachorro que enche o saco também.
Existiram cachorros famosos como Rintintim, Lassie, entre outros. Quem não lembra os filmes destes dois famosos?
Li não lembro onde que os cães são muito populares no Japão. A grande maioria é de raça de companhia. Raramente encontram-se cães de guarda. A raça mais popular é o shitzu, originário da China.
No Japão não é permitido ter cães em apartamento. No máximo, os moradores do andar térreo podem tentar um acordo para a permanência dos animais, se estes forem pequenos e calmos. As multas para quem infringir ás leis são bem altas. Lá os donos de cães têm que registrar seus animais na prefeitura e seguir as orientações dadas por ela.
Na Suíça já é diferente. Além do registro os proprietários pagam uma taxa no valor de 100 francos por anos (mais ou menos R$ 150). Essa taxa é chamada de taxa do cão. Todos os cães recebem um número de registro gravado em uma medalha. E uma coisa interessante, na Suíça os cachorros são tratados como animais e não como seres humanos. Eles não usam de maneira alguma, roupinhas, sapatinhos, chapeuzinhos... Mesmo quando chove ou faz frio, os donos não colocam roupas em seus cães.
Já pensou se em Porto Alegre os donos de cachorros tivessem que pagar uma taxa anual como na Suíça. A arrecadação era capaz de suplantar o IPVA.

Nenhum comentário: