domingo, maio 30, 2010

PRÉ-CANDIDATOS

Estiveram em Erechim na semana finda os pré-candidatos da coligação (PMDB-PDT) ao governo do estado José Fogaça e Pompeu de Matos. Não preciso dizer da hospitalidade com que foram recebidos. Aliás, Erechim sempre recebe bem. Por nada não é cognominada de “Capital da Amizade”, slogam criado pelo Rubens Safro (Buja) num raro momento de inspiração.

São dignas de registro às afirmações feitas pelos pré-candidatos ao longo de uma entrevista prestada a uma emissora local.

José Fogaça disse uma frase que o eleitor da região não poderá esquecer facilmente para cobrar mais tarde: “Não podemos brincar com coisa séria. Quem não respeitar o Alto Uruguai, não merece governar o Rio Grande do Sul”.

Pompeu de Matos companheiro de chapa de Fogaça não deixou por menos e afirmou: ”Não há Brasil sem o Rio Grande. E não há Rio Grande sem o Alto Uruguai. Escreva o que estou dizendo. Está na hora de alguém se acordar e acordar alguém. Significa dizer que os governos anteriores não deram a devida importância para os 32 município da AMAU, desde Marcelino Ramos até Erval Grande; de Aratiba até Getúlio Vargas.

Foram afirmações de reconhecimento a uma região que sempre caminhou pelas suas próprias pernas.

As obras de infraestrutura que são alavanca para o progresso de um município ou região sempre foram relegadas, e não fosse a pressão das lideranças locais não teríamos a BR153 – BR480, melhoria no fornecimento de energia elétrica e telefone. A BR480 que liga Erechim com o Oeste de Santa Catarina, passando por Barão de Cotegipe, São Valentim, Erval Grande até a ponte do Rio Uruguai que demanda a Chapecó, levou mais de 30 anos para ser concluída.

Enfim, os grandes investimentos sempre foram mais da iniciativa privada do que propriamente de governos. É por isto que não causam estranheza ás declarações dos pré-candidatos Fogaça e Pompeu, porque não revelaram nenhuma novidade, apenas constataram uma grande verdade: ”Não há Brasil sem o Rio Grande. E não há Rio Grande sem o Alto Uruguai.

Nenhum comentário: