domingo, maio 23, 2010

EARTH SONG (Canção da Terra)

Eu nunca havia prestado atenção às letras das músicas de Michael Jackson, mesmo porque não entendo inglês. Mas, ontem navegando pela Internet encontrei uma coleção de músicas do cantor norte-americano, e uma delas me chamou atenção pela mensagem que nos transmite. É a Earth Sog. A letra traduzida para o português diz assim:
“Como fica o nascer do sol?
Como fica a chuva?
Como ficam todas as coisas que você disse que iríamos ganhar?
Como ficam os campos de extermínio?
Não temos um descanso?
Como ficam todas as coisas que você disse que eram minhas e suas?
Você já parou pra pensar?
Em todo o sangue que já derramamos
Você já parou pra pensar?
A terra e os mares choram espantados
O que fizemos com o mundo?
Veja o que fizemos.
Como fica a paz que você prometeu ao seu único filho?
Como ficam os campos floridos?
Vamos ter um descanso?
Como foiçam todos os sonhos que você disse que eram meus e seus?
Você já parou pra pensar?
E todas as crianças mortas na guerra
Você já parou pra pensar?
A terra e os mares choram em prantos
Eu costumava chorar
Eu costumava viajar além da estrelas
E agora não sei onde estamos
Tudo o que eu sei que fomos longe demais.
Como fica o passado?Como fica a gente?
Como ficam os mares?
Os paraísos estão desmoronando.
Como fica a gente?
Não posso nem respirar
Como fica a gente?
E a terra sangrando
Como fica a gente?
Preciso de você
Como fica o valor da tristeza?
Esse planeta é nosso ventre
Como ficam os animais?
Transformaram seu reino em pó
Como fica nossa gente?
Como ficam os elefantes
Será que perdemos a confiança neles?
E quanto às baleias que choram?
Destruição dos mares
E quanto à trilha das florestas?
Incendiada apesar dos nossos fundamentos
E quanto à terra Santa?
Dilacerados pela ganância
E quanto ao homem comum?
Não é possível definir que ele é livre
E quanto às crianças que morrem?
Você não pode ouvi-las chorar
Onde é que nós erramos?
Alguém me diz por que razão?
E quanto ao menino Bebê?
E quanto aos dias?
E quanto toda à sua alegria?
E quanto ao homem chorando?
E quanto à morte de novo?
Damo-nos uma maldição”.

Quanta verdade! Fiquei admirando Michael Jackson.

Nenhum comentário: