sábado, maio 15, 2010

CRIME HEDIONDO
Você sabe o que é crime hediondo? Pois, eu conhecia um ou dois somente. Desculpa a minha ignorância. Fui pesquisar e achei o seguinte resultado: Segundo Fátima Aparecida de Souza Borges, crime hediondo diz respeito ao delito cuja lesividade é acentuadamente expressiva, ou seja, crime de extremo potencial ofensivo, ao qual denominamos crime “de gravidade acentuada”. Do ponto de vista semântico, o termo hediondo significa ato profundamente repugnante, imundo, horrendo, sórdido, ou seja, um ato indiscutivelmente nojento, segundo os padrões da moral vigente. O crime hediondo é o crime que causa profunda e consensual repugnância por ofender, de forma acentuadamente grave, valores morais de indiscutível legitimidade, como o sentimento comum de piedade, de fraternidade, de solidariedade e de respeito à dignidade da pessoa humana. Ontologicamente, o conceito de crime hediondo repousa na idéia de que existem condutas que se revelam como a antítese extrema dos padrões éticos de comportamento social, de que seus autores são portadores de extremo grau de perversidade, de perniciosa ou de periculosidade e que, por isso, merecem sempre o grau máximo de reprovação ética por parte do grupo social e, em conseqüência, do próprio sistema de controle.
A procuradora Vera Lúcia que torturou uma menina de dois anos que pretendia adotar, cometeu crime hediondo, pois ficou comprovado que ela torturava a menor. E não tem como dizer que não porque há fotos anexadas ao processo que mostram como a criança foi encontrada no apartamento pelo Conselho Tutelar: com os olhos toxos e inchados.O laudo do Instituto Médico Legal revelou que as agressões eram frequentes. Também fazem parte das provas da acusação, gravações feitas por ex-empregados da procuradora.
É um caso que, de um lado penaliza pelo mal que essa mulher causou a infeliz criança, e, de outro, nos enche de ódio porque ela foi infame e canalha aproveitando da fragilidade de uma inocente para demonstrar o seu instinto maléfico e dementado. E era uma juíza, uma procuradora!!!
A pergunta que todos se fazem: Como uma pessoa com formação e dotes culturais elevados, que lhe valeu uma carreira tão ilustre, se transforma em uma meliante da pior espécie?
A sociedade espera que justiça cumpra o seu papel e que essa procuradora pague com a pena máxima para esse tipo de crime hediondo, sem piedade, ou seja, em regime fechado, não sendo permitida a progressão. Em linguagem comum, atrás das grades até o cumprimento da pena que lhe for imposta.

Nenhum comentário: