terça-feira, maio 18, 2010

A LUTA PELA REATIVAÇÃO DO TREM

Com o recinto da Câmara de Vereadores de Erechim completamente tomado por lideranças locais e interessados, voltou-se a discutir a reativação de operações ferroviárias no Norte do Estado, mais precisamente desde Marcelino Ramos até Santa Maria, no centro do Estado.
A frente do movimento está o deputado estadual Ivar Pavan que elegeu como trabalho parlamentar prioritário a volta do trem no Alto Uruguiai. Pavan disse à assembleia de lideranças que “é inaceitável que uma empresa receba a concessão de um serviço e deixe de prestá-lo sem justificativa”. Complementou afirmando que a concessionária do trecho, ALL, há 13 anos suspendeu ás atividades não dando importância ao potencial econômico, social e cultural da região, por isso defende a sua reativação como importante alternativa para superar os problemas de infra-estrutura de transporte.
A reunião que contou com prefeitos, Ministério Público, Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), vereadores, empresários, associações, sindicatos e cooperativas, do ponto de vista organizacional e tomada de posição, foi considerada importante e exitosa. Ao final, foi redigido um manifesto que norteará ás atividades da frente pela volta das atividades da América Latina Logística (ALL).
No referido manifesto constam as seguintes decisões:
1. Constituir um Comitê Regional pela Reativação do Transporte Ferroviário e em Defesa do Patrimônio Público, Histórico e Cultural;
2. Denunciar a ALL junto ao Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual pela suspensão do transporte ferroviário da linha Santa Maria-Marcelino Ramos e pela deterioração do patrimônio histório e cultural;
3. Solicitar audiência junto à Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), Departamento de Infra-Estrutura de Transportes (DENIT), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan);
4. Desencadear uma articulação com outras regiões do Rio Grande do Sul e com outros Estados, visando a constituir um movimento mais amplo pela reativação das ferovias concedidas e pela implantação da Ferrosul;
5. Incentivar prefeituras e outras entidades para a constituição de uma organização visando à operação do transporte de passageiros, em especial de turistas.
A iniciativa do deputado Ivar Pavan não pode esmorecer. Agora passou a ser uma questão de honra para políticos, lideranças comunitárias e sociedade como um todo.
Vamos a luta companheirada!

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