sexta-feira, janeiro 01, 2010

NOVO ANO

Este é o meu primeiro comentário de 2010. Estive ausente por alguns dias para pensar, meditar, lembrar das coisas boas que me aconteceram em 2009 e apagar o que de ruim existia na minha memória. Não posso me queixar, pois no balanço que fiz o salto positivo foi um pouco superior ao negativo.
Apesar de ter experimentado a desventura de ter sido assaltado na violenta Porto Alegre, já estou refeito e a vida segue.
Estou ansioso para ver o que 2010 me reserva.
Umas das coisas agradáveis que vai acontecer na segunda quinzena de janeiro, já antecipo, será minha ida a Erechim, depois de não visitá-la há seis anos. Com certeza vou encontrar uma cidade bem diferente e as pessoas também. Vou para presenciar a sessão da Câmara de Vereadores quando serão homenageados pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, o bispo de Jales, Dom Demétrio Valentini, que foi padre em Erechim, e o radialista Idilyo Segundo Badalotti, diretor das Rádios Difusão Am/FM e Rádio Gaurama, com o diploma e Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta condecoração do parlamento gaúcho oferecida a pessoas e autoridades que desempenham, com determinação e competência, importantes serviços. A Medalha existe desde 1995 e é a maior distinção do parlamento estadual.
Tenho obrigação de ir prestigiar esse evento, pois o amigo Badalotti é um daqueles que cabe nos dedos da minha mão.
Antes de 1962 conhecia-o como contador e jogador do S.C. 14 de Julho. Nossa amizade teve início quando assumiu a direção da Rádio Difusão e logo convidou-me para formar com ele na nova equipe que começava a formar. A sua contratação como gerente da Difusão tinha como objetivo promover mudanças e tornar a emissora uma nova organização. Depois veio o Detoni, Dolcimar, Milton, Appio, Sérgio e por último o Jovino. Éramos todos da emissora concorrente, Rádio Erechim.
Reestruturada, a Difusão que era uma rádio pouco rentável e enfrentava forte concorrência da outra emissora com tradição no mercado, e contando com instalações precárias, aos poucos foi conquistando a preferência dos ouvintes consolidando-se no mercado regional como importante órgão de comunicação.
Lembro e registro que foi a primeira emissora no interior do estado a utilizar equipamento SSB para as transmissões esportivas, enquanto a maioria das rádios do interior utilizava linha física. A rádio que possuía 1KW de potência passou para 5KW, tornando sua abrangência dez vezes maior. A mesa de áudio foi importada dos EE.UU. O transmissor que estava instalado de favor no terreno do Seminário N.S. de Fátima, foi transferido para área própria onde se encontra no Bairro Florestinha. Com o advento do sistema FM de Rádio, novo empreendimento é efetivado e hoje ambas as emissoras, AM/FM, completam o plano inspirado pelo seu proprietário Aziz Chalella (falecido) executado por Idylio Badalotti.
Pelo que Badalotti representa e a liderança que detém como homem de comunicação, é de todo merecedor das homenagens que a Assembléia Legislativa lhe tributa, pois graças a sua dinamicidade e competência, o Rádio hoje em Erechim causa inveja a outras regiões do Rio Grande do Sul.
Por tudo isto vou a Erechim para abraçar o meu velho e dedicado amigo e lembrar as ações que construímos juntos e com outros companheiros, tornando a Rádio Difusão uma das emissoras mais importantes do Alto Uruguai.

Nenhum comentário: