quarta-feira, janeiro 06, 2010

NEM TUDO O QUE REBRILHA É OURO
Eu tenho a impressão que o Governo do Estado está cometendo uma grande injustiça contra os servidores da Brigada Militar. O governo quando mexe com os planos de carreira das categorias que compõe o funcionalismo público estadual passa a impressão de que é incompetente, ou age de má fé, pois não é crível – segundo relata um 1º. Sargento através de email – que tais fatos estejam acontecendo no seio da corporação. Publico a íntegra da carta que recebi para que o leitor tire suas próprias conclusões e perceba que nem tudo o que rebrilha é ouro.
“Através do presente venho até V.Sª. demonstrar minha insatisfação pessoal, não só contra nossos governantes passados, mas também nossos líderes de associações passadas pelas diversas alterações nos planos de carreira e outros benefícios salariais concedidos a uns e a outros não, como relato a seguir: Em 1991 cursei o CFS – Curso de Formação de Sargentos, sendo que em dezembro do mesmo ano fui promovido a 3º. Sargento. Permaneci seis anos na função, depois três anos como 2º. Sargento e já fazem nove anos que sou 1º. Sargento. Pela lógica se for chamado por antigüidade permanecerei , pelo menos, mais um ano ainda como 1º. Sargento, já que o novo CBA (Curso de Tenentes) somente será neste ano de 2010.A Brigada, (nossos comandantes, nossos líderes, políticos etc.), quando mudam os planos de carreira, têm que pensar em todos os casos, não só no geral. Cito o meu exemplo: no ano de 2000 eu era 1º. Sargento e tinha colegas que eram Cabo. Hoje, eu continuo 3º. Sargento e os antigos Cabos foram promovidos, chamados para curso, e são atualmente 1º. Tenentes inativos, ou no CVMI – enquanto que eu, e vários colegas Sargentos com curso de verdade, nunca ganhamos uma promoção, e já poderíamos ter sido promovidos a Tenentes, se a Brigada tivesse mantido os critérios como foi adotado no início, ou seja, chamar para o CBA somente por antigüidade, e não como mudou posteriormente para curso. E agora uns por antigüidade e outros por concurso. Por último, relato a minha indignação atual: Hoje, qualquer Soldado que receba diferença de 2º. Sargento e a Bolsa Formação do PONASCI ganha mais que eu, um 1º. Sargento com 21 anos de serviço, onde meu salário é de R$ 2.200,00. Se não houver mudanças em breve, penso entrar na Justiça pedindo a anulação do meu curso de Sargento e voltar a ser Soldado, pois vou receber mais que atualmente recebo, e, ainda, não vou ter funções extras como fazer sindicância e ser escrivão de IPM. Não bastasse toda esta sucessão de erros, ainda há um Projeto de Lei da governadora do Estado, onde a categoria dos Sargentos vai ter redução de salários”.
E aí, o que dizer a respeito do acima exposto por um Sarnento da Brigada Militar? Será que o governo está mesmo agindo com justeza com os servidores da Brigada Militar, ou o relato do Sargento é conversa fiada? A ser verdadeiro o relato do brigadiano, a governadora Yeda deveria mandar revisar o seu projeto do plano de carreira da Brigada Militar, pois do contrário, ela vai ficar com uma corporação só de Soldados e oficiais.

Nenhum comentário: