quinta-feira, janeiro 14, 2010

PRAIAS
Não lembro mais a última vez que fui à praia. Deve ter sido lá por 1996. Aliás, praia pra mim é só para ficar em casa cuidando das lidas domésticas, cozinhando e tal. Nunca fui de entrar na água. O mar propriamente dito nunca me atraiu. Caminhar, quando possível pescar, mas sempre depois que o sol se esconda. Tenho uma pele muito clara e vulnerável aos raios solares, mesmo usando protetor.Nunca esqueço a primeira vez que fui à praia. Descuide-me e o sol me pegou valendo. Tomei uma insolação que me deixou três dias de cama, com febre, nunca mais. Hoje, praia é sinônimo de aborrecimento e incomodação. Um amigo que todos os anos passa suas férias na praia coutou-me horrorizado o cenário que predomina na beira-mar. Restos de comida, garrafas, latinhas de cerveja e refrigerante, palitos de picolé, sabugo de milho, sacos plásticos são diariamente jogados a beira-mar. E tal procedimento é observado em todas as praias do litoral. É engraçado, uma vez não era assim, as pessoas tinham mais consciência. Com isso você acaba se irritando, volta pra casa e senta na área com seu chimarrão ou uma caipirinha e imagina que vai ficar tranqüilo. Ledo engano, estaciona o carro da magrinhagem com aquele som a mil e os nervos sobem a flor da pele.Sobre este assunto de som acima dos decibeis permitidos, a autoridade policial com o apoio do Ministério Público está agindo de forma correta coibindo os abusados que perturbam o sossego dos veranistas. O sujeito que importuna com som alto, é multado e o veículo é detido.Para que o leitor saiba, o nosso ouvido tem um limite tolerável para suportar certos tipos de sons, passando desse limite irrita e a pessoa pode até alterar seu comportamento.Na escala decibel, o menor som audível (quase que silêncio total) é de 0 dB. Um som 10 vezes mais forte tem 10 dB, um som 100 vezes mais forte do que o próximo ao silêncio total tem 20 dB e conseqüentemente, um som mil vezes mais forte do que o próximo ao silêncio total tem 30 dB. Isso ocorre porque a escala decibel é uma escala logarítmica. Aqui vão alguns sons comuns e seus índices de decibéis:  próximo ao silêncio total - 0 dB  um sussurro - 15 dB  conversa normal - 60 dB  uma máquina de cortar grama -90 dB  uma buzina de automóvel - 110 dB  um show de rock ou um motor a jato - 120 dB  um tiro ou um rojão - 140 dB Você deve saber, por experiência própria, que a distância afeta a intensidade do som: quanto mais longe, mais potência ele perde. Por isso, é bom esclarecer que todos os índices acima foram medidos enquanto se estava próximo ao som. Qualquer som acima de 85 dB pode causar perda de audição, e a perda depende tanto da potência do som como do período de exposição. Uma boa maneira de saber que se está ouvindo um som de 85 dB, é quando você tem de elevar a voz para outra pessoa conseguir lhe ouvir. Se você se expuser a um som de 90 dB, por 8 horas, pode causar danos aos seus ouvidos; mas se a exposição for a um som de 140 dB, um segundo já é o bastante para causar danos. É por essas e outras que não vou mais á praia. Prefiro ficar em casa tomando banho de chuveiro a me incomodar.

Nenhum comentário: