quarta-feira, janeiro 13, 2010

A DESTRUIÇÃO DE HAITÍ

Que tragédia! Quanta dor!
O mundo todo foi tomado de comoção pelo inesperado tremor de terra que transformou a ilha do Caribe nesta quarta-feira, em um monte de escombros. E logo o Haiti que tem uma população de 9 milhões de habitantes, cuja metade praticamente é analfabeta, pobre, desgraçadamente pobre.
Se antes do terremoto as coisas eram difíceis, agora ficaram muito pior.
O governo é semipresidencialista e o país foi descoberto por Cristóvão Colombo em 1492. Já no fim do séculço XVI, quase toda a população nativa havia desaparecido, escravizada ou morta pelos conquistadores.
O Haiti é o país mais pobre do hemisfério.
Eram 5 horas da tarde, horário local desta quarta-feira, quando a população da ilha foi surpreendida pelo terremoto que em apenas um minuto e meio deixou 3 milhões de pessoas em meio a escombros e destruição.
Calcula-se que 100 mil pessoas estão mortas. Entre elas 11 brasileiros que faziam parte da missão de paz naqauele país. A Dra. Zilda Arns, 75 anos, médica pediatra e sanitarista, fundadora da Pastoral da Criança, foi vítima do terremoto quando realizava uma palestra no interior de uma igreja. Ela foi atingida pelos escombros e não resistiu. Há 27 anos estava a frente da Pastoral da Criança, era conhecida em mais de 20 países.
O Haiti hoje é um triste cenário de caos e destruição. Esta foi a maior catástrofe registrada nos últimos 200 anos.
O Papa, a maioria dos países ricos, como Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha e o Brasil também, estão ajudando o povo haitiano nesta hora dificil.
O Banco Mundial está libeerando a soma de 100 milhões de dólares para o Haiti.
Ainda nesta quarta parte rumou a Porto Príncipe um avião Hercules com 14 t de alimento e medicamentos. Amanhã, 15, irá ao Haiti uma aeronave com 50 bombeiros, sendo 30 do Rio de Janeiro e 20 de Brasília, além de cães farejadores, água potável e medicamentos.
É o Brasil se solidarizando com o povo haitiano que sofreu a maior catástrofe de sua história.

Nenhum comentário: