sexta-feira, janeiro 29, 2010

RECOMEÇAM OS TRABALHOS LEGISLATIVOS

Terminado o recesso parlamentar recomeçam na próxima semana os trabalhos legislativos a nível nacional, estadual e municipal.
Em Brasília com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o Congresso Nacional reúne-se na próxima terça-feira (2), às 11h, no Plenário da Câmara dos Deputados, para a solenidade de abertura da 4ª sessão legislativa ordinária da 53ª legislatura. A ministra apresentará mensagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A cerimônia deverá ter início às 10h40, na rampa do Congresso. O Hino Nacional será executado pela Banda do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas. Ao mesmo tempo, as bandeiras das duas Casas legislativas serão hasteadas e haverá a salva de gala (21 tiros de canhão) pelo 32º Grupo de Artilharia de Campanha.
Ao final da execução do Hino Nacional, o comandante da Guarda de Honra, feita pelo Batalhão da Guarda Presidencial, receberá o presidente do Senado. Será então dado o toque de saudação e o comandante conduzirá Sarney para que dê início à revista à tropa. Terminadas as honras militares, Sarney irá para o Plenário, onde entrará acompanhado dos líderes partidários na Câmara e no Senado - que o estarão esperando no Salão Negro - e dos presidentes da Câmara e do STF, que estarão aguardando o presidente do Senado no Salão Nobre. Todos se reunirão à ministra Dilma Rousseff, que já estará no Plenário da Câmara dos Deputados.
Após a instalação dos trabalhos, o Hino Nacional será executado pela Banda dos Fuzileiros Navais e, em seguida, Sarney anunciará a entrega, pela ministra-chefe da Casa Civil, da mensagem do Poder Executivo. Gilmar Mendes, presidente do STF lerá a mensagem do Poder Judiciário. Na seqüência, o 1º secretário do Congresso lerá a mensagem do presidente da República. A solenidade prossegue com os pronunciamentos de Temer e de Sarney, após o que será encerrada a sessão.
Aqui no Estado, a Assembléia Legislativa realiza neste sábado a solenidade de posse da nova Mesa Diretora para 2010, tendo a frente o deputado Giovani Cherini (PDT), conforme acordo entre as bancadas existentes na AL.
Igualmente o cerimonial prevê a execução dos Hinos Nacional e do Rio Grande do Sul, a leitura da mensagem da governadora Yeda Crusius e o pronunciamento do novo presidente.
A nova Mesa Diretora da ALERGS para 2010-2011 está assim composta:
Presidente: deputado Giovani Cherini (PDT)1º vice-presidente: deputado Marquinho Lang (DEM)2º vice-presidente: deputado Nelson Härter (PMDB)
1º secretário: deputado Pedro Westphalen (PP)2º secretário: Luis Augusto Lara (PTB)3º secretário: Paulo Brum (PSDB)4º secretário: Adão Villaverde (PT)
1º suplente de secretário: Raul Carrion (PC do B)2º suplente de secretário: Heitor Schuch (PSB)3º suplente de secretário: Luciano Azevedo (PPS)4º suplente de secretário: Ciro Simoni (PDT)
A chapa deve ser eleita por maioria absoluta, ou seja, 28 votos. A eleição ocorre na manhã deste sábado, às 9h, em sessão solene, no Plenário 20 de Setembro. O termo de renúncia da atual Mesa também já ingressou no DAL. A renúncia é necessária para que a nova Mesa seja eleita, conforme acordo pluripartidário estabelecido no início da 52ª Legislatura.

Nenhum comentário: