quarta-feira, agosto 04, 2010

MEDALHA A QUEM MERECE
Uma das mais significativas homenagens prestadas pelo Parlamento Gaúcho a uma pessoa da sociedade Rio-Grandense foi prestada nesta quarta-feira ao Dr. Fernando Lucchese, conhecido médico cardiologista, Diretor do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia, onde dirige desde 1988 o Hospital São Francisco de Cardiologia, referência internacional. Em reconhecimento ao que seu nome representa para o Estado e a medicina gaúcha, a Assembléia Legislativa outorgou-lhe a medalha do Mérito Farroupilha em sessão solene com a presença das mais destacadas autoridades e convidados. Foi, de fato, uma bonita homenagem a quem há tempos merecia.
A biografia do Dr. Lucchese é conhecida no mundo inteiro. Pioneiro em transplantes cardíacos é também autor de várias obras publicadas e outras traduzidas de renomados médicos ingleses.
Durante o discurso de homenagem proferido pelo deputado Francisco Appio, ficou se sabendo que o Dr. Fernando Lucchese antes de se inclinar para o campo da medicina, preparou-se para a carreira diplomática tendo abandonado a idéia quando no cursinho pré-vestibular para ingresso no Instituto Rio Branco, tomou contato com a circulação extracorpórea, apresentada durante uma aula de biologia. O então vestibulando deslumbrou-se com o que lhe pareceu, no início pura ficção científica e decidiu dedicar-se à cirurgia cardiovascular.
Entrou para a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – graduando-se em 1970, aos 22 anos de idade. Sua especialização como Cirurgião Cardiovascular veio mais tarde no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul e Universidade do Alabama em Birmingham – EUA. De regresso ao Brasil, O Dr. Lucchese dedicou-se à especialidade sendo escolhido para chefia da Unidade de Pesquisa do Instituto de Cardiologia em Porto Alegre e depois eleito à direção daquele Instituto quando promoveu grandes transformações, duplicando suas instalações e a parte tecnológica.
Neste mesmo período assumiu a Presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul ( FAPERGS); Chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Mãe de Deus, passando para o Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia onde está à frente do Hospital São Francisco de Cardiologia.
A frente de uma competente equipe de colegas médicos, o Dr. Lucchese já realizou em sua carreira, experiências em mais de 30.000 cirurgias cardíacas e 100 transplantes de coração nos últimos 15 anos.
O ilustre homenageado é natural da cidade de Farroupilha, tendo nascido em 26 de dezembro de 1947. Para o Dr. Fernando Lucchese o cirurgião-cientista deve ser substituído pelo médico humano preocupado não só com a saúde do coração de seus pacientes, mas com a vida emocional, afetiva, familiar, profissional e espiritual. Por isso ele costuma invocar a ajuda de Deus em suas cirurgias, considerando-se apenas um instrumento na mão Dele.
A homenagem foi justa e merecida.

Nenhum comentário: