segunda-feira, agosto 16, 2010

86 ANOS DE GLÓRIAS

Há 86 anos (1924) em 18 de agosto surgia para a história após decisão de um grupo de desportistas liderados por João Victorino dos Reis, o Ypiranga F.C., que desde então, acumulou vários títulos, entre os quais o mais importante, Campeão Estadual de Amadores, em 1950. O time era: Miguél, Frainer e Litwin. João Ribeiro, Bino e Áureo. Carlinhos, Chinês, Plinio Parenti, Marimba e Lauro.
Vamos rememorar um pouco da história em homenagem ao canarinho, uma glória do futebol gaúcho e orgulho de Erechim.
Os arquivos registram que na tarde de 18 de agosto de 1924 após a realização de uma “pelada” que teve lugar na atual Praça Júlio de Castilhos, 24 entusiastas do futebol, tendo à frente João Victorino dos Reis, Florêncio Antunes de Oliveira, Simão Vasconcelos e Souza, Francisco de Oliveira Dias, Sigismundo Pollas, Favorino Pinto, Themiscocles Ochôa, Fioravante Tagliari, João Magnabosco, Theodoro Tedesco, Arthur Incerti, Paulo Damaceno Ferreira, Vitório Alovisi, e outros, fundavam a associação esportiva pela qual há muito vinham lutando.
O nome escolhido foi Ypiranga Futebol Clube porque os fundadores em sua maioria eram nacionalistas e as cores escolhidas foram o verde e amarela, da nossa Bandeira.
João Victorino dos Reis foi escolhido por aclamação o 1º. Presidente. Por duas vezes o clube teve sua sede destruída por incêndio e nem assim foi abalado o entusiasmo dos ipiranguistas. A campanha de 1949 a 1953 foi marcante. Era a conquista do Penta-Campeonato da cidade.
Daí em diante o Ypiranga foi se agigantando e hoje é conhecido no Brasil e no exterior, pois quando da construção do Estádio Olímpico, com arrecadação exclusiva de seus torcedores, houve até associado patrimonial de Israel que contribuiu com mensalidades.
Já que tudo é festa, deve-se destacar a diretoria do clube que construiu o belíssimo e modelar estádio no fim da Av. Sete de Setembro: presidente Oscar Abal, Dladstone Osório Mársico, Hermes Campagnollo, Danton Hartmann, Moacyr Pinto de Souza, Paulo Dias Fernandes, Ricieri Miola, Pedro Brockmann, Raul J. Schucmann, Hermes Schenatto, Elézio Passuello, Hary Kleinibing e Syllvino de Marchi.
A construção do Estádio coube a Empresa Construtora Müllen Ltda., que iniciou os trabalhos no dia 23 de outubro de 1964 e tem capacidade para 38 mil pessoas. Para organizar e vender os títulos patrimoniais cuja renda era para construir o estádio foi criado o “Empreendimento Yíranga Constrói”, sob a direção de Dionizio Sganzerla e Ricieri Miola.
O Ypiranga F.C. é um exemplo de perseverança, uma lição de idealismo e um modelo para as futuras gerações. O pequeno clube de 1924 que nasceu de uma “pelada” agigantou-se, é um orgulho de todos os seus associados e uma glória para o esporte do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Parabéns Ypiranga, você foi fundado para ser grande.

Nenhum comentário: