segunda-feira, junho 21, 2010

A VOZ DO RÁDIO

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Numa iniciativa do Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) criou e está levando ao ar pela Internet as vozes do rádio. O portal foi criado em 1997 pelos professores Magda Cunha e João Brito de Almeida. Integra os conteúdos da disciplina Projeto Experimental Rádio. O objetivo é contar a história da radiofonia gaúcha através dos depoimentos dos profissionais identificados com este meio que foi e sempre será o companheiro inseparável do seu ouvinte.


A Universidade é o local apropriado para realizar, no contexto social, o registro, a pesquisa e a reflexão do material recuperável. O Portal Vozes do Rádio materializa esta possibilidade através de depoimentos das pessoas que estiveram ou ainda estão intimamente ligadas com os grandes eventos radiofônicos. O material fica à disposição de estudantes, de pesquisadores e do público. No final de maio recebi amável convite da turma de jornalismo da Famecos para participar do “Portal Vozes do Rádio”.

Deixei, a exemplo de outros radialistas gaúchos como: Adroaldo Streck, Ruy Carlos Ostermann, Cândido Norberto, Armindo Antônio Ranzolin, Carlos Nobre, Flávio Alcaraz Gomes, Ibsen Pinheiro, Tânia Carvalho, Teixeirinha e tantos outros, o registro de minha história no rádio do interior. Todas as experiências que vivi nos meus 48 anos de rádio foram contadas aos novos comunicadores que receberão seus diplomas no final do ano. A entrevista durou uma hora e será publicada no site da PUC.

Tudo ficou gravado em áudio e vídeo. Estou orgulhoso, e não poderia deixar de ficar, pois não imaginava que um dia pudesse servir de subsídio para pesquisa dos novos jornalistas da PUC.

Quando ficar pronta a degravação da entrevista informarei o linck para os que desejarem acessar e conhecer a história deste humilde radialista erechinense.

Devo tudo o que sou ás Rádios Erechim, Difusão e TV-Alto Uruguai onde com dedicação sempre exerci atividades como comunicador e executivo.

Nenhum comentário: