quarta-feira, junho 23, 2010

HOMENAGEM E LEMBRANÇAS

Na década de 60 conheci Lauro Hagemann, o famoso Repórter Esso. Uma turma de companheiros radialistas na época convidou o Lauro para uma visita a Erechim, pois desejávamos fundar uma associação dos radialistas para depois transformá-la em sindicato. A reunião foi realizada na Câmara de Vereadores. Na ocasião o nosso convidado fez uma palestra sobre a importância da criação de um sindicato e na mesma noite foi escolhida uma diretoria provisória. Lauro Hagemann era presidente do Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul. Ontem li no jornal que a Câmara de Vereadores de Porto Algre agraciou-lhe com o título de Cidadão da cidade, após completar 80 anos, e ter exercido uma cadeira no Legislativo municipal e também na Assembléia Legislativa. Foi uma bonita e justa homenagem para um homem que, como ele mesmo disse no seu pronunciamento “nunca transigiu com a iniqüidade e combateu aqueles que queriam se apoderar do mundo”.
Um grande abraço ao Lauro Hagemann a quem sempre admirei como profissional e mais tarde como político.
Esta homenagem como me referi no inicio, serviu para lembrar também os dias 30 e 31 de abril de 1963 por ocasião do 1º Encontro dos Radialistas da Região do Alto Uruguai.
Participaram profissionais do rádio das cidades de Erechim, Getúlio Vargas, Aratiba, Marcelino Ramos e Iray, o prsidente do SEERDPA e representantes da classe no Estado.
Objetivo do encontro: Criação da Delegacia do Sindicato dos Empregados em Raiodifusão e Fundação da Associação dos Radialistas do Alto Uruguai.
Programa: Dia 30/07/1963.
8h Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz São José;
9h Recepção aos convidados no aeroporto;
10,30h Visitas ao Prefeito, A Voz da Serra e Emissoras de Rádio;
12h Almoço (livre)
14h Primeira Reunião Plenária para a Criação da Delegacia;
17h Coquetel;
19h Jantar na Churrascaria Urca;
21,30h Conferência a cargo do Professor Nelson Queiros Santos;
Dia 31/07/1963
9h Reunião Plenária para a criação da A.R.A.U.
12h Churrasco oferecido aos Congressistas pelo Sr Celso Testa;
14h Visitas aos principais pontos da cidade;
16,30h Reunião de encerramento;
19h Jantar (livre)
20,30h Show no Cine Luz com a presença de todos os radialistas, a cargo da Orquestra Maracangalha, do Rio de Janeiro e o cantor Carlos Lolbardi;
23h Baile no CER Atlântico com a mesma Orquestra e a típica de Carlos Lombardi.
Faziam parte das comissões organizadoras do evento: Alcyr Petters, Milton Doninelli, Olmar Paulo Cagliari, Francisco B.Dias, Servio Pedrollo, Idylio Badalotti, Euclides Tramontini, Maria Celina Demoliner, Sérgio Azevedo, Jovino Alves Martins, Adelina Maria Lise, Waldemar Detoni Júnior, Claudio Casagrande, Olivio Helfstein, Maria Helena Neumann, Clarinda Telöken, Ivone Fávero, Nedio Weber.
Organizadores do Baile: Luiz Sandoval, Dolcimar Luiz Gonçalves, Artanhan Pereira, Angelo Bizolotti, Maria Helena Neumann, Milton Doninelli e Alcyr Petters.
Foi um sucesso. Infelizmente a idéia não vingou e tudo ficou na saudade.

Nenhum comentário: