quinta-feira, junho 17, 2010

CONTINUA A FALTA DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Esta semana o motoqueiro que atropelou e matou uma professora na hora em que auxiliava um cego a atravessar a faixa de segurança foi indiciado como culpado e vai responder por crime culposo podendo pegar vários anos de cadeia.

No momento do atropelamento, segundo testemunhas, o motociclista estava a 60km/h e atravessou a faixa com o sinal fechado. Portanto, cometeu falta grave e, ainda, provocou ferimentos à vítima que motivaram o óbito.

Vejam a ironia do destino. A professora que praticava um gesto de solidariedade ao próximo, auxiliando uma pessoa cega levando-a para o outro lado da rua acaba perdendo a vida, porque um irresponsável, desobediente às leis do trânsito, não parou no semáforo.

Essa mulher foi a primeira que morreu nessas circunstâncias. Não vai demorar muito outros pedestres morrerão ao atravessarem a faixa de segurança se os motoristas e motoqueiros continuarem a não parar nas faixas preferenciais aos pedestres.

Na esquina da Av. Borges de Medeiros com Jerônimo Coelho, no centro de Porto Alegre, existem duas faixas, uma sobre a Borges e outra em sentido à direita para quem entra na Jerônimo. Os carros que sobem a avenida do viaduto para entrar na Jerônimo Coelho, efetivamente, param na faixa, mas os que seguem pela mesma avenida não respeitam a sinalização e seguem. O pedestre, que já iniciou a travessia, pois os carros mais à direita param, fica a perigo se prosseguir, por que os demais não param.

Outro dia, nessa mesma esquina, fiquei observando o perigo que corre uma pessoa que precisa atravessar, mesmo utilizando a faixa de pedestre. E não se vê um fiscal de trânsito da Prefeitura de Porto Alegre no local, para orientar os motoristas e os transeuntes.

A campanha que iniciou com grande ênfase, a mais de um mês, objetivando conscientizar os condutores a prestarem mais atenção aos sinais de trânsito, principalmente ás faixas de pedestres, surtiu pouco resultado à medida que o período de sua execução foi muito curto não alcançando os resultados esperados, que fossem justamente diminuir os acidentes com atropelamento de pessoas.

Porto Alegre tem o mais estúpido trânsito do Brasil. Há muita grosseria, ninguém tem paciência, cada um acha que a rua foi feita só pra ele e o assunto está liquidado.

E o que se buzina, então. É impressionante! É só você demorar dois segundos para arrancar após abrir o sinal verde, que há um desgraçado atrás para buzinar. É muito irritante!

Por nada, os visitantes dizem lá fora que gaúcho é mal educado no trânsito.

Precisamos mudar esta imagem, mas para tanto só com a reeducação dos nossos motoristas e motociclistas.

Nenhum comentário: