quarta-feira, junho 09, 2010

FERROSUL: A FERROVIA DA INTEGRAÇÃO

A criação da Ferrovia da Integração do Sul (Ferrosul) que interligará os estados Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul começa a ganhar vida, na medida em que a Assembléia Legislativa paranaense acaba de aprovar o projeto que institui a nova empresa. É o primeiro passo para uma realidade futura, cujos benefícios trará inúmeras vantagens para o desenvolvimento das regiões que terão a ligação férrea reativada, como antigamente. Marcelino Ramos, Viadutos, Gaurama, Erechim, Getúlio Vargas serão os municípios privilegiados.A frente dessa luta, desde o seu início, está o deputado da região Ivar Pavan. Várias viagens pelos estados onde a ferrovia será reativada, reuniões, debates chegam a um resultado positivo.Ao receber a notícia nesta segunda-feira (07.06), Pavan comemorou a provação do projeto Pelo Paraná e ao ser entrevistado disse esperar que o Legislativo gaúcho gaúcho igualmente possa votar em breve projeto com o mesmo objetivo que está para apreciação na Comissão de Constituição e Justiça.De acordo com o parlamentar petista a Ferrosul terá o propósito de, sob controle público, planejar, construir e operar ferrovias em bitola larga e métrica e sistemas logísticos nos quatro estados. Disse que o governo federal já anunciou R$ 9 milhões no Plano de Aceleração do Crescimento 2 (PAC) para realização de estudos de viabilidade. No RS, o traçado férreo de acordo com o projeto inicial deve passar por Erechim, Passo Fundo, Roca Sales, Montenegro, Triunfo, General Câmara, Pelotas e Rio Grande, numa extensão de aproximadamente 550 km. “Este projeto resolve problemas de infraestrutura de transporte, interliga os portos dos estados do Sul com mais economia, segurança e sustentabilidade. Sua concretização é um novo marco do planejamento,” frisou Pavan. A idéia de transformar a Feroeste em Ferrosul foi iniciada pelo governador André Puccinelli em reunião do Codesul, em 2007, na cidade gaúcha de Gramado, e o objetivo principal, segundo o presidente Samuel Gomes é interligar os estados-membros do conselho. O presidente ressalta que a intenção, além de parte de ferrovia, é que a Ferrosul também fique responsável pelo sistema logístico nos estados do Codesul a começar por um planejamento logístico, de forma racional, para o desenvolvimento e integração da economia da região Sul, afirmou. Queremos integrar não só a parte ferroviária, mas também o sistema logístico, como os armazéns, por exemplo”, comenta.
A Ferrosul vem para Integrar o Sul do Brasil. Méritos e cumprimentos ao deputado Ivar Pan que tanto se esforçou para auxiliar a tornar-se realidade um projeto de tamanha envergadura.

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