terça-feira, janeiro 25, 2011

ÔNIBUS, UM BOM TERMÔMETRO POLÍTICO

Já me convenci que o melhor local para uma pesquisa popular é andar no interior de um ônibus urbano. É um verdadeiro termômetro que mede a pressão calorífica popular para saber se o governo está percorrendo o caminho certo, ou desviando-se daquilo que prometera na campanha.
Como dependo do ônibus para ir e vir, hoje não foi diferente. Em um banco ao lado do meu sentou-se um casal ambos, pela conversa, aposentados. Ele trabalhador, ela professora do Estado. A conversa iniciou com o protesto sobre o calor infernal e a ameaça de chuva. Logo evoluiu para o saudosismo, pois o cidadão contava-lhe que, onde hoje se localiza o Mercado Público, beirava o Rio Guaíba e que, naquele tempo, não havia tanta sujeira, gente dormindo pelas calçadas e pedindo moedinhas.
- Onde está o governo que não vê isso aí? A senhora não notou que agora não tem professor batendo sineta na Praça, os Sem Terra não fazem mais bagunça?
- E o senhor não viu nos jornais o que o governador anda fazendo? Criou o tal de Conselhão só para dar emprego para a companheirada?
E a conversa começou a atrair a atenção de outros passageiros. Teve outro que diante dos protestos lascou: “isso aí, dona, é tudo farinha do mesmo saco. A gente vota para ver se muda essa cambada, mas não tem jeito! O governo aumentou o salário mínimo para 540 reais, e esses políticos ordinários aumentaram o deles para 20 mil. Até os senadores Paim e Simon receberam críticas por não protestar com maior veemência em favor dos aposentados da Previdência e o salário recebido pelos ex-governadores e dependentes também
O interior do ônibus, portanto, onde invariavelmente transitam pessoas de todas as idades e de diferentes cores partidárias, é um dos locais mais apropriados para aferir o clamor popular e saber a quantas andam os nossos políticos. Outro termômetro bom é o motorista de táxi. Sabe tudo!!!!
Se a eleição fosse hoje, não sei, não, se o resultado fosse o mesmo de 60 dias atrás. Por outro lado, os passageiros foram unânimes em elogiar o ex-presidente Lula, principalmente pelos programas sociais deixados a sua sucessora, Dilma Rousseff.

Nenhum comentário: